Para quem deseja viver em Portugal eis uma boa notícia: o país avança no Ranking de Competitividade Mundial do Institute for Management Development. Os melhores resultados são referentes aos níveis de legislação empresarial, estrutura social, atitudes valores, e ainda saúde e ambiente e educação, sendo este último destaque pelo crescimento comparado a outros anos.
O IMD é sediado na Suíça e analisa 63 economias globais anualmente e tem como objetivo verificar a capacidade dos países gerarem prosperidade.
Portugal obteve melhores resultados a nível da legislação empresarial (22.ª posição), estrutura social (22.ª), atitudes e valores (24.ª), saúde e ambiente (24.ª) e educação (24.ª). No que diz respeito ao desempenho da economia, Portugal ocupa a 41ª posição, com a economia doméstica no 48º lugar, a comércio internacional em 31º, o investimento internacional em 34º, o emprego em 40º e os preços em 30.
Os resultados desse ranking refletem entrevistas realizadas no primeiro quadrimestre de 2020 a líderes e executivos sobre a forma como percepcionam a economia do seu país. “Em Portugal, os líderes destacam a mão-de-obra qualificada, a competitividade dos custos e a fiabilidade das infraestruturas como os maiores fatores de atratividade”, indica o comunicado.
Quanto às metas para 2020, estas estão focadas em garantir um crescimento estável e alto do PIB num contexto de restrições econômicas internacionais, e na adoção de um quadro fiscal favorável às empresas e ao investimento, que permita reforçar ainda mais a competitividade de Portugal.
Esta é a melhor posição que Portugal alcançou desde a edição de 2004 (edição em que atingiu a 32ª posição). Portugal é também, a par da Eslovênia, o país que subiu mais posições face ao ranking de 2017 (6 posições).
Este resultado reflete ao país uma economia mais sólida, influenciada pela inflação dos preços ao consumidor, pela exportação de produtos e por receitas turísticas — fatores que figuram no topo da lista das suas maiores forças econômicas”, aponta a Porto Business School, parceira exclusiva nacional do IMD para Portugal na elaboração deste ‘ranking.
Que tal ter uma consultoria gratuita com quem entende de todos os processos legais para estudar seja por ingresso, transferência, bem como quem deseja reconhecer os títulos acadêmicos para atuar em Portugal? Ou quem sabe abrir seu negócio em terras lusitanas? Agende AQUI seu horário.
Fonte: Sapo.pt