Para quem já estudou e quer reconhecer seus títulos
acadêmicos para trabalhar ou estudar em Portugal

EQUIVALÊNCIAS
ACADÊMICAS

 
 

Saiba Como Fazer o Processo de
Equivalência em Portugal

Validação de Diplomas cursados fora da União Européia

O seu diploma realizado fora dos países da União Européia, de qualquer grau superior, precisa ser validado, ou seja, reconhecido em Portugal, para efetuar matrículas em algumas instituições portuguesas e para atuação em sua área profissional.

Existem três tipos de reconhecimento em Portugal.
RECONHECIMENTO AUTOMÁTICO
É o ato que permite reconhecer genericamente um grau ou diploma de ensino superior estrangeiro, cujo nível, objetivos e natureza sejam idênticos aos graus portugueses de licenciado, mestre e doutor ou de diploma de técnico superior profissional, que conste do elenco de graus e diplomas fixado pela comissão de reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros.

RECONHECIMENTO DE NÍVEL
É o ato que permite reconhecer por comparabilidade, de forma individualizada, um grau ou diploma de ensino superior estrangeiro como tendo um nível correspondente a um grau acadêmico ou diploma de ensino superior português.

RECONHECIMENTO ESPECÍFICO
É o ato que permite reconhecer um grau ou diploma de ensino superior estrangeiro idêntico a um grau acadêmico ou diploma de ensino superior português, através de uma análise casuística do nível, duração e conteúdo programático, numa determinada área de formação, ramo de conhecimento ou especialidade.

Embora exista a orientação legal sobre o procedimento, a própria lei abre a possibilidade de a Universidade solicitar a complementação de documentos e procedimentos de acordo com o entendimento da instituição. Então é importante consultar a universidade onde você deseja fazer o seu processo de reconhecimento.

A emportugal realiza os processos de reconhecimento profissional. Se você é médico, dentista, veterinário ou tem qualquer outra formação universitária e deseja trabalhar em Portugal, fale conosco.

A equivalência, reconhecimento ou registro de diplomas brasileiros em Portugal são viabilizados pelo Tratado de Amizade, essencialmente no artigo 39º. O brasileiro interessado em validar diploma em Portugal poderá fazer uso da legislação vigente.

TRABALHAMOS TAMBÉM COM O
RECONHECIMENTO E EQUIVALÊNCIA DOS DIPLOMAS:

ico1

Ordem dos Economistas

ico2

Ordem dos Médicos Dentistas

ico3

Ordem dos Enfermeiros

ico4

Ordem dos Engenheiros


ico5

Ordem dos Farmaceuticos

ico6

Ordem dos Médicos

ico7

Ordem dos Médicos Veterinários

ico8

Ordem dos Notários


ico9

Ordem dos Nutricionistas

ico10

Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução

ico11

Ordem dos Revisores Oficiais de Contas