Para quem quer reconhecer seu título acadêmico
para trabalhar como enfermeira(o) em Portugal

RECONHECIMENTO
ACADÊMICO

 
 

Sobre o processo de
reconhecimento de Enfermagem

O reconhecimento de enfermagem para o registro na Ordem deve ser feito através do Decreto-Lei nº 66/2018 , que regula o reconhecimento em Portugal de graus académicos e diplomas de ensino superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras. A aplicação deste Decreto-Lei é regulada pela Portaria nº33/2009, de 25 de janeiro.


Brasil e Portugal assinaram o Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta. Este tratado permitiu o acordo entre as Ordens Brasileira e portuguesa e permite que o enfermeiro cidadão brasileiro, detentor de título de formação obtido no Brasil, se inscreva na Ordem dos Enfermeiros.


Para este reconhecimento é necessário adequar-se às regras da Ordem dos Enfermeiros. Esta modalidade de inscrição na Ordem não permite ao profissional o prosseguimento de estudos, ou o reconhecimento para a atuação fora de Portugal.


A modalidade mais comum e adequada ao reconhecimento pleno e continuidade de estudos é o reconhecimento acadêmico. A validação do diploma, e registro na Ordem com permissão para o exercício da profissão.


Neste caso o diploma pode ser validado em uma instituição de ensino portuguesa que ofereça o curso de Enfermagem. O processo de reconhecimento pode envolver a análise do histórico, da ementa do curso, além de outros documentos. Eventualmente será necessário prova ou complementação.


Existe uma demanda muito grande de enfermeiros em Portugal. Veja a matéria que publicamos no blog de nosso site www.emportugalconsultoria.com.br e www.estudarportugal.com.br, com indicadores sobre a área.

PARA UM PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM ATUAR EM PORTUGAL, NECESSITA FAZER O RECONHECIMENTO ACADÊMICO E REGISTRO PROFISSIONAL.

nurse-4967171_1280
conheca-a-funcao-de-cada-tipo-de-profissional-de-enfermagem
iStock-612834676-1-1024x683

Para realizar o processo de equivalência, temos mais de uma alternativa. A mais adequada ao seu caso dependerá da análise dos seus interesses e da sua documentação.

O curso de enfermagem está contemplado na Diretiva Comunitária 36/2005 permitindo o livre transito entre o países da União Européia. A Em Portugal realiza o processo de reconhecimento e ingressos acardêmicos. Ao analisar o caso de nosso cliente faremos a orientação sobre qual a modalidade adequada ao caso.