Para quem quer reconhecer seu título acadêmico
para trabalhar como Médico em Portugal

RECONHECIMENTO
ACADÊMICO

 
 

Como ser Médico
em Portugal

Em Portugal, o exercício da Medicina está regulado pelo Estatuto da Ordem dos Médicos – Lei n.º 117/2015 de 31 de agosto, com as devidas alterações.

No caso específico da medicina o tipo de reconhecimento é o específico. Apesar das universidades terem alguma liberdade quanto ao estabelecimento das regras do seu próprio processo de equivalência, o padrão é a realização de cinco fases eliminatórias;

A primeira etapa é documental, a segunda é a prova de linguas, a terceira é a prova escrita, após uma prova prática e por fim prova pública de defesa de um trabalho científico.

O processo deve ser anual e inicia em Novembro com a prova de línguas.

O tempo necessário varia de acordo com cada edital, pois as provas podem ser mais ou menos espaçadas, contudo em média leva-se em torno de 12 meses para a conclusão deste procedimento.


Veja a matéria que publicamos no blog de nosso site sobre atuação de Medicina em Portugal www.emportugalconsultoria.com.br e www.estudarportugal.com.br

APÓS O RECONHECIMENTO É POSSÍVEL FAZER O REGISTRO NA ORDEM DOS MÉDICOS E ENTÃO PASSAR AO RECONHECIMENTO DA ESPECIALIDADE, NO COLÉGIO DAS ESPECIALIDADES.

Caso não comprove o tempo mínimo de 3 anos de exercício da medicina no Brasil, será obrigado a passar pelo mesmo processo dos recém-formados portugueses e realizar o exame de acesso à especialidade e iniciar funções de interno (residente) do ano de Formação Geral, para que no final deste ano, tendo sido aprovado em todos os estágios, possa pedir a autonomia junto à Ordem dos Médicos em Portugal.


med2
eye-766166_1280
surgery-1807541_1280

O curso de medicina está contemplado na Diretiva Comunitária 36/2005 permitindo o livre transito entre o países da União Européia.

A Em Portugal realiza o processo de reconhecimento e ingressos acardêmicos. Ao analisar o caso de nosso cliente faremos a orientação sobre qual a modalidade adequada ao caso.