Assessoria para

LICENCIATURA

 

 

 

1 Ciclo - Licenciatura

 

O ensino universitário, tem 180 ou 240 créditos ECTS e uma duração normal compreendida entre 6 e 8 semestres.


O grau de licenciado é conferido aos que, através da aprovação em todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do curso de licenciatura, tenham obtido o número de créditos fixado.

 

 

Mestrado Integrado – (Licenciatura e Mestrado conjuntamente)

 

Ciclo de estudos de formação inicial ministrado apenas no ensino universitário, que tem 300 a 360 créditos ECTS e uma duração normal compreendida entre 10 e 12 semestres.

 

 

INGRESSO VIA ENEM

Desde 2014 a legislação portuguesa permitiu que as universidades criassem processos seletivos para estrangeiros, várias instituições firmaram acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a fim de aproveitar os resultados do ENEM para ingresso de brasileiros em suas graduações.

 


A escala de classificação portuguesa 0-200 é adotada em grande parte dos casos. Isso quer dizer que, neste caso, a pontuação do Enem, cuja escala é de 0-1000, será dividida por cinco.

 


É crescente o número de universidades portuguesas que aceitam o ENEM no ingresso de estudantes internacionais. No fim de 2017 eram 29 universidades.

 

 

INGRESSO SEM ENEM

Existe a possibilidade de ingresso nas universidades portuguesas para cursar a licenciatura por outras modalidades para quem não fez o ENEM;

 

 

Algumas universidades fazem seus próprios processos de seleção, que podem ser realizados no Brasil ou em Portugal.

 

 

Uma outra modalidade é o Ano zero, onde o aluno antecipa disciplinas do curso, e após realiza exames nacionais.

 

É o que no Brasil identificamos como disciplinas isoladas.

 

 

 Para avaliar a melhor modalidade de acesso ao seu caso, preencha o formulário que entraremos em contato com você.

 

 

 

TRANSFERÊNCIA ACADÊMICA INTERNACIONAL

E INGRESSO DIPLOMADO

As instituições de ensino superior públicas e privadas realizam processos de reingresso e transferência entre os mesmos cursos ou não, conferentes aos graus de licenciado e ao mestrado integrado.

 

 

A Transferência corresponde ao ato pelo qual um estudante se matricula e ou inscreve em instituição/curso diferente daquele(s) em que, em anos letivos anteriores, realizou uma inscrição, podendo ser realizada com ou sem interrupção de matrícula e inscrição numa instituição de ensino superior.

 


O Ingresso diplomado ocorre quando o estudante já finalizou seus estudos e possui um título superior e deseja ingressar em outro.

 

 

 

INGRESSO ACADÊMICO COM

PROVA NO BRASIL

Algumas universidades portuguesas criaram sistema de ingresso através de provas realizadas no Brasil.

 

 

Estas provas permitem que os alunos que fizeram o ensino médio, mas não fizeram o ENEM, possam inscrever-se em uma universidade portuguesa.

 

 

 

COMO FUNCIONA

O SISTEMA EDUCATIVO PORTUGUÊS

A educação pré-escolar é facultativa e destina-se às crianças com idade compreendida entre os 3 anos e a idade de ingresso no ensino básico.

 

A educação escolar desenvolve-se em três níveis:

EDUC ESCOLA 1.png

ENSINO BÁSICO

Compreende três ciclos sequenciais, sendo o 1.º de quatro anos, o 2.º de dois e o 3.º de três.

EDUC ESCOLA 2.png

ENSINO SECUNDÁRIO

Compreende um ciclo de três anos (10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade).

EDUC ESCOLA 3.png

ENSINO SUPERIOR

Compreende o ensino universitário e o ensino politécnico.

Organização+do+Sistema+Educativo+Português.jpg

 

ECTS - European Credit Transfer System

Em 2005 foi iniciado um processo de reforma da lei de bases do sistema educativo de modo a implementar o Processo de Bolonha e introduzido o European Credit Transfer System (ECTS).

 


O ensino superior passou a ter uma nova estrutura de três ciclos de estudos, conducentes aos graus acadêmicos de licenciado, mestre e doutor. Esta estrutura foi introduzida em 2006 e totalmente implementada, em Portugal, a partir do ano letivo de 2009/2010.

 

 

Em 2014, foi criado um ciclo de estudos superior não conferente de grau acadêmico, com 120 créditos ECTS e uma duração de dois anos, cuja conclusão com aproveitamento conduz à atribuição do diploma de técnico superior profissional. Corresponde ao ciclo de estudos curto ligado ao 1.º ciclo previsto no Quadro de Qualificações do Espaço Europeu do Ensino Superior.

 

 

Nosso trabalho é encontrar a melhor solução para você!

 

 

contato@emportugalconsultoria.com.br