fbpx

Médico, internacionalize sua carreira e atue em 27 países

Sumário

O Instituto Piaget faz história no ensino superior português ao lançar a primeira licenciatura em Medicina Tradicional Chinesa (MTC) do país. Este curso inovador será lecionado na Escola Superior de Saúde Jean Piaget, em Almada, a partir do próximo ano letivo.

Pioneirismo e Parcerias

O curso do Instituto Piaget é o primeiro em Portugal a oferecer um grau académico completo em MTC, preenchendo uma lacuna na formação de profissionais de saúde nesta área. Contando com parcerias importantes da ESMTC (Escola de Medicina Tradicional Chinesa) e da NJUCM (Universidade de Medicina Chinesa de Nanjing), o Instituto Piaget destaca-se como instituição precursora no ensino da MTC.

Contribuição para a Saúde Pública

Com este novo curso, o Instituto Piaget dá mais um passo significativo no desenvolvimento da saúde pública em Portugal, através do ensino, da investigação e da colaboração com os sistemas de saúde existentes. O curso foi recentemente acreditado pela A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior).

Objetivos e Coordenação do Curso

“O objetivo geral deste novo ciclo de estudos é proporcionar formação humana, técnica, científica e cultural ao nível da licenciatura na área de MTC, assente na prática baseada na evidência, com incidência na resolução dos problemas de saúde e na promoção de cuidados centrados no utente,” explica Ana Varela, coordenadora da licenciatura. Com coordenação a cargo da Professora Doutora Ana Varela, o curso também conta com a colaboração do docente Pascoal Amaral.

Detalhes do Curso

A licenciatura em MTC terá a duração de quatro anos (8 semestres), conferindo 240 créditos ECTS. O período de candidaturas já abriu, incluindo concursos institucionais e especiais para maiores de 23, alunos de cursos profissionais ou artísticos, e estudantes internacionais. Com 30 vagas autorizadas para o 1º ano, as aulas estão previstas para começar em outubro.

Reconhecimento da MTC em Portugal

Em Portugal, a profissão de Especialista de Medicina Tradicional Chinesa está legalmente reconhecida e regulamentada como profissão de saúde, destacando-se as Leis n.º 45/2003 e 71/2013. Este reconhecimento reforça a importância e a legitimidade da MTC no país.

MTC e a OMS

A MTC é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) pelas suas contribuições na prevenção e tratamento de doenças, e promoção da saúde. A Universidade de Medicina Chinesa de Nanjing, uma das parceiras do Instituto Piaget, é um dos Centros Colaboradores da OMS para a Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa.


Com esta licenciatura, o Instituto Piaget reafirma seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento do Ensino Superior em Portugal, atendendo à crescente necessidade de formação de profissionais na área da Medicina Tradicional Chinesa.

Compartilhe:

Você pode ver também

×