fbpx

Prova Nacional de acesso ao Colégio das especialidades

     O ingresso no internato médico faz-se mediante procedimento concursal único, ao qual devem apresentar candidatura todos os interessados em ingressar no Internato Médico, mesmo os que pretendam realizar unicamente a Formação Geral.

     O novo modelo de PNA foi aprovado em 2018 e integra um conjunto de conteúdos e questões que visa avaliar os conhecimentos e a capacidade de raciocínio clínico, situando estes critérios ao nível do corpo de conhecimentos que um médico sem Formação Médica Especializada deve deter para efeitos de acesso à formação especializada.

     O Harrison acabou, as temáticas e a própria bibliografia mudam profundamente.
     A Bibliografia sugerida pela comissão da PNA indica os seguintes livros:
·        Medicina: Harrison’s Principles of Internal Medicine e Cecil Essentials of Medicine;
·        Cirurgia: Schwartz’s Principles of Surgery;
·        Pediatria: Nelson’s Essentials of Pediatrics;
·        Ginecologia e Obstetrícia: Beckan and Ling’s Obstetrics and Gynecology
·        Psiquiatria: Shorter Oxford Textbook of Psychiatry;
·        Oftalmologia: The Wills Eye Manual;
·        Otorrinolaringologia: The Clinical Handbook of Ear, Nose and Throat Disorders.

     Os itens devem são construídos a partir de uma vinheta clínica sendo de escolha múltipla com seleção da resposta mais correta (Single Best Answer — SBA). Os itens a incluir devem colocar ênfase particular no raciocínio clínico e na aplicação e integração dos conhecimentos clínicos adquiridos ao longo do percurso académico. É semelhante ao adotado para a Prova Nacional de Seriação.

     O modelo de PNA é composta por 150 itens, com a duração de 240 minutos, ministrada em duas partes de 120 minutos cada, com um intervalo de 75 minutos;

A proporção elencada é de: Medicina — 50 %; Cirurgia — 15 %; Pediatria — 15 %; Ginecologia/Obstetrícia — 10 %; Psiquiatria — 10 %.

     A prática da Medicina Geral e Familiar (MGF) é transversal a todas as áreas do conhecimento propostas para a PNA pelo que não foi identificado um subdomínio específico.

     A lista de potenciais livros de referência para a preparação da PNA  deve considerar livros com última edição existente há pelo menos 18 meses antes da data de realização da PNA (prevista para 18 de novembro de 2019).

     Para a preparação os candidatos podem usar como referência provas administradas por instituições internacionais e nacionais  que coloquem a ênfase no raciocínio clínico e aplicação e integração dos conhecimentos clínicos. Por exemplo, o NBME® administra provas com aplicação nacional ou internacional que podem ser consultadas no seu site www.nbme.org.

     A título exemplificativo pode consultar alguns exemplos constantes da página eletrónica da ACSS, IP (http://www.acss.min-saude.pt/category/profissionais/carreiras/medica/internatomedico/prova-nacional-de-acesso/).

     Para quem deseja o acompanhamento de especialistas para o estudo, sugerimos os conteudos do site http://www.examedaespecialidade.pt/

     Se fez sua formação fora da União européia, precisará fazer o reconhecimento de seu curso antes da candidatura. Para isso conte conosco. Acesse www.emportugalconsultoria.com.br

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
×