Estão abertas as inscrições para os alunos brasileiros que desejam estudar nas universidades de Portugal. A maioria das 27 universidades aceita os resultados dos últimos 3 concursos do ENEM (2015/2016/2017).
O aumento do número de candidatos tem promovido também o crescimento das médias do ENEM para que o aluno consiga uma vaga. As universidades divulgam a nota mínima para a candidatura, que tende a variar entre 95 e 130 pontos (escala portuguesa). No entanto, cada curso possui notas de ingresso que estão diretamente associadas ao número de vagas e candidatos.
As notas de ingresso 2016/17 aumentaram muito em relação ao ano anterior. Em algumas universidades é o aluno brasileiro quem está elevando as médias.
Algumas Universidades Portuguesas, como a do Minho e Aveiro, que recebem muitos brasileiros, têm notas mais elevadas que as tradicionais Universidades de Coimbra, Porto e Lisboa. É o caso do curso de direito,em que a Universidade do Minho tem a nota do último colocado em 164,0 enquanto a Universidade de Coimbra aceita 148,3. No curso de enfermagem, a nota da Universidade do Minho é 153,8 e na Universidade de Lisboa 137,4, ou ainda o curso de Design da Universidade de Aveiro, onde o aluno precisa alcançar 169,8 pontos, enquanto na Universidade do Porto precisaria de 135,4.
Antes de apresentar a candidatura o aluno deve levar em conta sua competitividade, assim terá menos frustração e mais chances de alcançar seus objetivos. Com as notas do ENEM em mãos, faça a conversão para a escala portuguesa, e avalie as notas de cada curso/universidade antes da candidatura. www.emportugalconsultoria.com.br