fbpx

Conheça Portugal; as suas aldeias históricas!

Portugal é um país rico em história e tradição. Composto por cidades, vilas e aldeias repletas de encantos! Locais fantásticos que não pode perder!

As aldeias de Portugal são testemunhos de um passado, onde as memórias e tradições do povo, de uma cultura, ainda se mantêm vivas apesar do tempo. De norte a sul do país, são muitos os pequenos paraísos que esperam pela sua visita.

Aldeia de Marialva, a história construída em muralhas!

 

Damos a conhecer uma das aldeias da Beira Interior – Marialva! Localizada no distrito da Guarda, a aldeia de Marialva transporta o visitante às raízes mais profundas da história do País.  As ruas são cercadas por muralhas, cujas ruínas, é fácil perder a noção do tempo.

A aldeia era habitada pelos aravos, povo lusitano, foi posteriormente conquistada pelos romanos, seguidos dos árabes, até à vitória final de D. Fernando, o Magno, em 1063, na sua emblemática conquista das Beiras.

“Uma Aldeia, três ambientes, inúmeras razões para conhecer!”

Com uma singular estrutura militar medieval portuguesa, a aldeia manteve a sua fisionomia praticamente inalterada. Atualmente apresenta três aglomerados populacionais diferentes:

– a “Cidadela”, encontra-se em ruínas, localizada dentro das muralhas da aldeia;

– a “Vila”, que se desenvolveu fora das muralhas;

– a “Devesa”, parte mais baixa do monte, onde se situa a cidadela.

Qualquer uma tem um encanto próprio, quer pelas suas curiosidades arquitetónicas, quer pelo que se vive em cada uma delas. 

Castelo, situado no alto de um penhasco, é um dos pontos mais emblemáticos e atrativos da vila, marcando toda a paisagem rural.

Igreja de São Pedro do séc. XVII e a Igreja de Santiago, são dois dos monumentos que também valem a pena visitar. A Igreja de S. Pedro, pelos magníficos altares do estilo barroco, em talha dourada e pinturas murais; e a Igreja de Santiago, de estilo manuelino e barroco, com retábulos de talha sem pintura de estilo maneirista e joanino.

 
Igreja de S. Pedro
 
Igreja Santiago

As casas e as ruas refletem os modos de vida das suas gentes, ligadas à vida rural. Dentro das muralhas, há quem preserve as Oliveiras, para garantir o azeite para o dia a dia. Ao visitar Marialva, encontrará certamente o olhar hospitaleiro das gentes beirãs, com a autenticidade das rugas do rosto, revelando o tempo, a história. 

Descubra mais Aldeias históricas de Portugal!

Conheça a Lenda de Marialva!

Quer estudar ou trabalhar em Portugal? Fazemos o reconhecimento e ingresso acadêmico, fale conosco! www.emportugalconsultoria.com.br

Deixe um comentário

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
×