fbpx

Corrida por vagas nas universidades portuguesas!!

Inicia-se hoje, 18 de julho, o prazo de candidatura à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público português. Esta fase terminará no dia 7 de agosto, terça-feira.

A candidatura deve ser apresentada através do sistema online, no sítio da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) http://www.dges.gov.pt).

Os resultados da 1.ª fase do concurso nacional de acesso são divulgados no dia 10 de setembro no sítio na Internet da DGES. 13.A esta divulgação seguem-se uma 2.ª e 3.ª fase de candidaturas.

A partir de 19 de julho é feita a atualização diária das vagas e a evolução de novas candidaturas submetidas acompanhe em Aqui DGES
Para o ano letivo 2018-2019  as instituições de ensino superior públicas disponibilizam 50852 vagas para ingresso nos seus ciclos de estudo: 28138 (55,3%) no ensino universitário e 22714 (44,7%) no ensino politécnico. Somam-se à estas outras 708 vagas para concursos locais de música, teatro, dança, etc. Totalizando 51560 vagas. Um acréscimo de 0,2%  em relação ao ano anterior, que foi de 50.838 vagas.
O número de estudantes inscritos nas instituições de ensino superior públicas nos distritos de Lisboa e Porto cresceu de 42%  para 49% em relação ao total. No ciclos de pós-graduação,  cresceu para 57% em 2017.
O elevado número de vagas em cursos de formação inicial em Lisboa e Porto tem contribuído para a deslocação de estudantes para esses centros urbanos, em detrimento de outras regiões.  Do total de alunos inscritos nas Instituições de Ensino Superior Públicas de Lisboa e Porto, 36% têm residência fora dos Distritos do Porto e Lisboa.
Estes dados é que provocaram não a redução, mas o deslocamento de 5% das vagas das universidades públicas de Lisboa e Porto para o interior do País.  Visando assim evitar a deslocação dos alunos para os centros urbanos e estimulando a permanência em universidades do interior.
Nós somos profissionais especializados em equivalências acadêmicas, ingressos e transferências internacionais. Entre em nosso site www.emportugalconsultoria.com.br e fale conosco.

Compartilhe:

×