fbpx

Descubra como foram as provas no processo de equivalência de medicina em 2018

   O processo de reconhecimento em Medicina levanta sempre muitas questões e preocupações aos interessados. Para esclarecimento dos futuros candidatos, levantamos algumas considerações sobre as provas do processo do último ano. Um dos candidatos explica como foi a prova teórica e prática.

    Para o reconhecimento do curso, foi necessário a realização de prova teórica, prática e defesa de tese, podendo se candidatar médicos nacionais ou internacionais que realizaram seu curso em Universidades fora da União Europeia.


     A Em Portugal Consultoria acompanhou todos os procedimentos, incluíndo a preparação para o exame, como foi o caso do Dr. Luís Filho, que realizou o processo de equivalência de 2018 e nos explica como foram os conteúdos e desafios da prova teórica.


     Uma das questões levantadas foi a gestão do tempo como um fator determinante para o bom resultado, já que muitas questões eram extensas e necessitavam mais do que o tempo médio de 1,5 minutos por pergunta. No total constaram 120 questões e o tempo total para a realização da prova foi de 180 minutos. Para aprovação no mesmo, os candidatos necessitam alcançar o resultado de 10 valores (50% da prova), 60 respostas corretas. (veja o seu testemunho completo sobre a prova escrita AQUI)


      A segunda avaliação diz respeito à prova prática que foi dividida em dois momentos diferentes por dois dias. 
    O Dr. Luís partilhou também conosco a sua experiência nesta fase. No seu caso, o processo aconteceu na Universidade Nova de Lisboa e a avaliação foi prestada no Hospital Santa Maria, em Lisboa, no serviço de ortopedia.
     No seu depoimento, fala sobre as dificuldades sentidas, tudo o que é avaliado em contexto de consulta médica e aconselhou ainda os futuros interessados em termos de estudo e avaliação do caso clínico. 
       Veja o seu testemunho sobre a prova prática, abaixo:
     O reconhecimento acadêmico, em Portugal, sofreu alterações na lei em 1 de janeiro de 2019 mas o processo de medicina ainda não está definido, existindo a tendência de que seja muito parecido ao processo anterior.
   Para equivalências, ingressos e transferências acadêmicas fale conosco em www.emportugalconsultoria.com.br 






Compartilhe:

×