fbpx
Já pensou exercer a sua profissão em Portugal? Algumas regiões  têm falta de médicos dentistas!

Um estudo da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) contabilizou mais de 10 mil profissionais com inscrição ativa, no entanto, muitos estão a trabalhar fora do país e a distribuição geográfica dos médicos dentistas não é equilibrada.

As conclusões do estudo “Os Números da Ordem” mostram que há 1.509 médicos dentistas a exercer, no estrangeiro e mais de 9.000 a exercer, exclusivamente, em Portugal. Há ainda dentistas que trabalham em Portugal e em outros países, ao mesmo tempo, e quase 900 inscritos não exercem a profissão.

A Organização Mundial de Saúde recomenda, para os países ocidentais, um rácio de 1 dentista por 1.500 a 2.000 habitantes.

Na análise dos números, foi igualmente concluído que a distribuição geográfica dos médicos dentistas não é equilibrada, havendo regiões com um rácio bastante abaixo do recomendado, nomeadamente, o Porto, Viseu Dão-Lafões, Coimbra, Trás-os-Montes, Cávado e Lisboa. A região do Alentejo, também apresenta número insuficiente de profissionais, com destaque para o Baixo Alentejo onde há 1 médico dentista para cada 2.875 habitantes.

O Bastonário da OMD salienta que, apesar do número de estudantes portugueses ter reduzido no último ano, o número de alunos de medicina dentária aumentou, influenciado também pelo aumento dos estudantes estrangeiros.

O reconhecimento internacional do ensino da medicina dentária em Portugal tem sido cada vez maior. Muitos escolhem o país para fazer a sua formação, regressando depois ao país de origem, não vindo entáo a ser membros ativos da OMD e a exercer a profissão.

Noticia e estudo “Os Números da Ordem” no site da Ordem Médicos Dentistas

Veja também a matéria Portugal precisa de Dentistas

Para reconhecimentos, transferências e ingressos acadêmicos fale conosco! www.emportugalconsultoria.com.br

×