Segundo a ONU há um déficit mundial de 5,9 milhões de enfermeiros , o que tem sido percebido com ainda mais intensidade frente a pandemia gerada pelo Sars-Cov-2, causador da Covid-19, indicando a necessidade da contratação de mais profissionais.
Para diminuir essa defasagem global de profissionais da saúde, a Organização das Nações Unidas (ONU), estima que os países com deficiência de enfermeiros deverão estimular o aumento de profissionais em aproximadamente 8%.
A grande demanda de profissionais na área da enfermagem, seja em Portugal e outros países da Europa, tem feito crescer o interesse sobre informações e oportunidades nos países da União Europeia.
Nesse artigo você irá encontrar informações sobre onde encontrar vagas de emprego e oportunidades para brasileiros aturarem como enfermeiros.
Quando realizamos pesquisas sobre ser enfermeiro em Portugal, encontramos dados que mostram que durante o ano de 2020 houve grande contratação de profissionais especializados em enfermagem para suprir as necessidades dos países europeus.
Portugal realizou a análise das profissões mais ativas no mercado de trabalho neste ano, feita pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) e das Entidades Públicas Empresariais (EPE). Nessa análise a profissão de enfermeiro esteve em um dos rankings mais altos.
Apesar da grande taxa de contratação de enfermeiros em Portugal, desde 2012 existe uma evasão de profissionais para trabalhar em outros países da União Europeia (UE), estimulada pelos salários mais altos.
Segundo a Ordem dos Enfermeiros de Portugal, só no ano de 2019 houveram mais de 4 mil enfermeiros que pediram a emigração, chegando a 20 mil o número total de enfermeiros portugueses atuando no exterior. A Ordem entende que existe a necessidade de retenção de profissionais para garantir a qualidade dos serviços médicos portugueses.
O Brasil e Portugal assinaram em 2005 o Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta, que permite o exercício de profissões de diversas áreas profissionais, entre elas a enfermagem.
Esse acordo facilita e permite a atuação profissional, através do reconhecimento das certificações e o registro na Ordem dos Enfermeiros dos países. O reconhecimento através do acordo entre as Ordens Brasileira e Portuguesa não tem ocorrido.
O reconhecimento acadêmico realizado em Portugal permite ao enfermeiro trabalhar não somente no País, mas também em outros 27 países que compõe a União Europeia, por conta do livre trânsito definido pelas diretivas da CE.
O reconhecimento associado à familiaridade com o idioma permite a atuação profissional. Esta regra não se estende as categorias de técnicos e auxiliares de enfermagem.
Entre as questões que aparecem quando se aspira exercer a profissão de enfermeiro no exterior estão: onde procurar trabalho, qual o salário e como deve ser feita a candidatura para as vagas encontradas.
Para facilitar o processo, listamos os principais sites onde você pode encontrar informações relacionadas a vagas de emprego, que contém os requisitos e salários para a enfermagem em Portugal.
É interessante observar que todos esses sites mostram vagas de enfermeiros em Portugal e também em outros países como Reino Unido, Irlanda, Espanha e outros países da União Europeia.
A crescente demanda de profissionais ficou evidenciada no mês de outubro de 2020, quando a procura por enfermeiros em países como Espanha, Reino Unido e Alemanha incluía além de altos salários, alojamento e transporte.
Segundo estimativas públicas há a necessidade de ampliar a contratação de profissionais para suprir a defasagem de profissionais da enfermagem na Europa.
O Reino Unido deverá contratar no mínimo 5 mil enfermeiros e o governo alemão estima que será necessária a contratação de aproximadamente 36 mil enfermeiros até o ano de 2024.
Segundo dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, além das diversas oportunidades de emprego que são divulgadas diariamente por toda a Europa, os cursos de enfermagem estão entre as áreas com maior empregabilidade, seja no setor público ou privado.
Os interessados em trabalhar como enfermeiro na Europa devem ter atenção às qualificação e modelo de apresentação. Veja AQUI como construir seu curriculum e destacar-se.
Portugal tem sido cada vez mais atrativa para os brasileiros. Mesmo com a alta do Euro o país continua recebendo imigrantes que vem para estudar, empreender, fazer negócios ou mesmo curtir a aposentadoria. Veja AQUI
Para realizar ingressos e reconhecimentos acadêmicos fale com a Em Portugal Consultoria e reserve a consultoria GRATUITA: