fbpx

Mercado para Enfermeiros em Portugal



          O enfermeiro é um profissional da saúde, com graduação de nível superior, e que desempenha um papel essencial na estrutura da saúde do país. São peças chaves em hospitais, clínicas e consultórios particulares.


          Esta categoria tem buscado muitas informações sobre como vir residir em Portugal e exercer sua profissão. As perguntas versam sobre qual a demanda na área, quanto ganha um enfermeiro profissional, como registrar-se na ordem e atuar legalmente.

          Uma questão que preocupa muito é a capacidade de assimilação de mão de obra, então, para ter referência da demanda, consultei os maiores sites onde os profissionais da área buscam trabalho.

          No site de emprego para profissionais de saúde entre os dias 01 e 10 de junho de 2017 foram publicadas 96 vagas para enfermeiro(as). Outro site que tomei como referência, para avaliar o número de vagas foi o NET empregos,  um dos maiores de Portugal, onde encontrei 75 vagas divulgadas nos primeiros 10 dias do mês de junho.  O INDEED, no último mês, teve mais de 110 anúncios solicitando profissionais da área de enfermagem.

          Interessante observar que nem todas as vagas são para atuação em Portugal. É muito comum que outros países da Europa anunciem nas mídias locais buscando profissionais. Empresas inglesas buscam muitos profissionais de enfermagem em terras lusas.

          Para se ter ideia da necessidade de profissionais,  a Ordem dos Enfermeiros propôs, no fim do mês de maio passado, o fechamento do Centro hospitalar do Algarve, devido à falta de profissionais para atendimento. Veja Aqui.

          O salário médio dos enfermeiros gira ao redor dos 1200 euros mensais. Havendo variação entre áreas de atendimento e setor.  No início do Mês de junho o Sindicato dos Enfermeiros e Ministério da saúde acordaram o salário base para 1.201, 48 euros.

          Os enfermeiros brasileiros possuem duas alternativas para atuar em Portugal;  através do acordo entre as categorias brasileira e portuguêsa  ou através da equivalência acadêmica. Não esquecendo que, qualquer profissional  precisa ter autorização de residência ou cidadania para trabalhar em Portugal.

          Encaminhamos as equivalências de diplomas e fazemos assessoria para quem deseja estudar e residir legalmente em Portugal. www.emportugalconsultoria.com.br 

Compartilhe:

×