fbpx

O que fazer? MESTRADO , PÓS ou MBA?

            As candidaturas para o ano 2019/2020 já abriram em muitas das universidades Portuguesas.  
            Agora bate a dúvida, o que fazer, um mestrado, MBA, pós-graduação ou especialização?
            Para colaborar com quem está neste dilema, e enfrenta a endecisão sobre qual opção escolher, fizemos abaixo um conjunto de informações sobre o tema:
Qual é a diferença entre o mestrado e a pós-graduação?
Embora literalmente o termo pós-graduação seja toda a formação que se faz após a graduação superior(licenciatura), na prática o termo é utilizado para as especializações.
As especializações não confere grau acadêmico e costumam ter a duração de 6 meses a um ano.Também tendem a ser mais especificas e práticas, além da flexibilidade de conteúdo.
O mestrado tem a duração média de 2 anos  e confere grau académico. É o caminho para quem, no futuro, pretende dar aulas ou seguir a área da investigação. Os cursos de mestrado podem fazer parte da licenciatura, ou seja, um mestrado integrado ou pode inscrever-se anos após a conclusão da licenciatura. Em ambos os casos, é atribuído ao aluno o grau de Mestre.
Existem também os mestrados executivos ou mestrados profissionais. Estes costumam ser mais voltados para executivos mais experientes, mesclam a teoria com a prática e concedem grau.
O  MBA – Master Business Administration  é uma especialização orientada para conteúdos de gestão e finanças, com aspectos mais práticos. Algumas universidades oferecem a possibilidade de MBA com complementação de tese para o grau de mestre.
O MBA é geralmente frequentado por pessoas que já tem alguma experiência profissional, nomeadamente executivos, gestores de empresas, etc
Quem pode fazer um Mestrado, MBA ou pós-graduação
Para qualquer das formações é necessária a realização prévia de uma licenciatura.
Quanto Custa
Em Portugal o investimento varia de acordo com a instituição de ensino e podem ser influenciados pela reputação, localização e pelo curso que o candidato vier a escolher.
Os valores dos mestrados começam pelos 1000€ e podem chegar aos 15.000 euros por ano. As especializações e MBA, apesar de duração inferior, tendem a ter valores que muitas vezes excedem aos dos mestrados.
Para estudar em Portugal ou fazer a equivalência acadêmica dos títulos cursados no Brasil, Argentina, Chile, Colombia, Cuba, Peru e Venezuela, fale com a Em Portugal Consultoria.

Compartilhe:

×