fbpx

Ocupadas 1.836 vagas de formação para Internato Médico 2024

O Serviço Nacional de Saúde de Portugal encerrou o processo de escolha de especialidade médica no último dia 25 de novembro, com a ocupação de 1.836 vagas. Vagas do plano especial de formação para as zonas de baixa densidade foram ocupadas na totalidade.

A formação de médicos especialistas, que terá início em janeiro de 2024, irá contar, pelo quinto ano consecutivo, com mais de 1.800 médicos internos a frequentar o processo de formação médica especializada, teórica e prática, que tem como objetivo habilitar o médico ao exercício tecnicamente diferenciado numa das 48 áreas de especialização.

O processo de escolhas para a área de especialização do Internato Médico de 2023 terminou no último dia 25 de novembro, tendo sido ocupadas 1.836 vagas, por 80% dos candidatos que reuniam condições de ingressar na formação especializada. No ano anterior foi colocado um número ligeiramente superior de médicos, 1.883, mas que correspondiam a uma percentagem menor dos candidatos, 79%.

Em 33 das 48 especialidades foram ocupadas 100% das vagas a concurso. Em 22 dessas especialidades foi registado o maior número de colocados de sempre, de que são exemplos especialidades onde as carências se têm manifestado de forma intensa, como Pediatria (110), Anestesiologia (97), Cirurgia Geral (85), Psiquiatria (82), Ginecologia-Obstetrícia (67), Ortopedia (62) e Cardiologia (45). Este processo de escolha permite, ainda, colocar mais 453 médicos internos na formação especializada de Medicina Geral e Familiar e mais 37 médicos internos na formação especializada de Saúde Pública, permitindo o reforço dos cuidados de saúde primários.

Foram colocados 83% dos 1833 candidatos a frequentar o Programa da Formação Geral do Internato Médico e 240 jovens médicos que não haviam escolhido uma vaga na formação especializada em anos anteriores que optaram, neste processo, por se integrar na formação especializada e escolher uma das vagas disponíveis.

SE VOCÊ DESEJA FAZER A ESPECIALIDADE MÉDICA EM PORTUGAL, podemos lhe ajudar no reconhecimento do curso de medicina, no reconhecimento da especialidade e no ingresso nas especialidades médicas em Portugal. Fale aqui com nossa equipe de atendimento EmPortugal Consultoria .

Compartilhe:

×