fbpx

Ordem dos Fisioterapeutas é aprovada em Portugal!

             
            Recentemente o parlamento português aprovou a criação da Ordem dos Fisioterapeutas e respectivo estatuto, publicada em Diário da República, 1ª serie, nº 187, pág. 3, a Lei n.º 122/2019. Um passo importante na evolução e reconhecimento da Fisioterapia em Portugal.

            A fisioterapia tem evoluído no país, tendo um papel cada vez mais importante e reforçado. Mas a sua evolução, em termos de regulamentação da atividade e de reconhecimento de sua importância no setor da saúde, foi um processo difícil e demorado.

            Nos últimos 50 anos, a Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APFISIO) procurou mostrar a necessidade da criação da ordem, chegando agora ao fim a sua luta com sentimento de missão cumprida.
            “A qualidade e a segurança da prestação de cuidados de saúde em Portugal, deram um passo gigante, de que sendo nós os seus principais atores, somos também os visados e os mais responsáveis”referiu a Presidente da Comissão Pró-Ordem, Dra. Isabel de Souza Guerra, no site da APFISIO.

            A criação da Ordem dos Fisioterapeutas decorre da necessidade de regulação da profissão de fisioterapeuta e da defesa dos cidadãos no acesso aos cuidados de saúde prestados pelos fisioterapeutas.

            Em Portugal existem atualmente 16 ordens profissionais, oito das quais na área da saúde. Na Fisioterapia, os números apontam para cerca de 13 mil profissionais licenciados no país, sendo esta a terceira maior profissão no setor da saúde.
           
Na Em Portugal Consultoria realizamos assessoria para ingressos e equivalências acadêmicas e colocação de profissionais da área da saúde no mercado de trabalho.

            Maiores informações acesse o nosso site www.emportugalconsultoria.com.br

              




Compartilhe:

×