fbpx

Preciso mandar dinheiro para Portugal! E agora?

            Independente da opção que você decidir utilizar para transferir dinheiro para Portugal (Transferwise, Wester Union, Moneygram, Monito ou transferência bancária), você precisa conhecer as nomenclaturas IBAN, NIB e SWIFT. Então vamos entender o que é o que;
NIB
            O NIB é o Número de Identificação Bancária, é constituído por 21 algarismos e a sua estrutura distribui-se da seguinte forma:
– nos oito primeiros algarismos estão identificados o Banco e o Balcão;
– os onze seguintes identificamo número da conta à ordem ajustada com zeros à esquerda.
– os dois últimos algarismos são dígitos de controle.

IBAN
            IBAN é um número de conta de cliente único, que será obrigatória para fazer ou receber todos os pagamentos nacionais / internacionais em PortugaL.
            O IBAN é construído a partir do BBAN (em inglês, Basic Bank Account Number) adotado em cada país, precedido do respetivo código de país e dois dígitos de controlo. 
             No caso particular das contas de pagamento domiciliadas em Portugal, o IBAN é composto pelo antigo NIB (Número de Identificação Bancária), que corresponde ao BBAN português, precedido pelo código de país (PT) e por dois dígitos de controlo (no caso português, estes dígitos são sempre ‘50’).
Qual é a vantagem de um IBAN?
            
            O IBAN é um Número Internacional de Conta Bancária (International Bank Account Number)  e inclui todas as informações necessárias para o pagamento a ser bem sucedidos e outros detalhes como banco ou filial não são necessários.
             O principal objetivo do IBAN é facilitar o processamento automático de transferências de dinheiro e para melhorar a velocidade e a precisão de suas operações de pagamento.
            O Número Internacional de Conta Bancária é composto pelo código que identifica o país na qual a conta pertence, o número do banco onde está a conta e o número da conta em si.
            O número consiste num máximo de 34 caracteres alfanuméricos – podendo variar de país para país;
– Duas letras que representam o país de origem da conta bancária (ISO 3166 – códigos de países com duas letras). Por exemplo, Portugal é PT.
– Dois números que são para controle de verificação.
– Um máximo de 30 caracteres alfanuméricos que identificam o banco onde a conta está situada e o número da conta.
Exemplo de Número IBAN Português
IBAN
PT50 0002 0123 1234 5678 9015 4
Código do País ISO: PT (Portugal)
Dígitos de controle do IBAN: 50
BBAN 0002 0123 1234 5678 9015 4
Número de Identificação Bancária: 0002
Identificador da Agência: 0123
Número da Conta: 12345678901
Dígitos de controle BBAN: 54

            Além do NIB e do IBAN, existe outro código bancário importante: o SWIFT. Esta sigla significa Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication, uma entidade que funciona como um gerador de códigos que permite identificar os diferentes bancos.
            O swift também é conhecido como código BIC e é composto por um conjunto que pode ter entre 8 e 11 caracteres: o código bancário, o código do país, o código da localização e o código do ramo.
                                                                                        
www.emportugalconsultoria.com.br

Compartilhe:

×