Muitas pessoas nos perguntam “ Que negócios podemos montar em Portugal?”
É claro que esta resposta depende de várias informações e de uma pesquisa de mercado apurada. Mas existem indicadores macro que podem oferecer “luz” a quem pensa empreender em terras lusas ou mesmo em outros países da União Européia.
Vou me ater a uma questão que é transversal e que pode basear a análise de quem está prospectando oportunidades; O envelhecimento populacional e a longevidade dos europeus.
O envelhecimento e decréscimo da natalidade da população europeia não é novidade. Em Portugal, nos anos 90, para cada 100 jovens haviam 65,7 pessoas acima de 65. Em 2018 o número de idosos é de 157,4 para cada 100 jovens, uma crescimento de 141% . Para além de termos muito mais idosos, é crescente o número de pessoas com mais de 75 anos com qualidade de vida.
Os números de envelhecimento no Brasil também são crescentes, mas a diferença entre os dados do Brasil e Portugal são gritantes. Segundo o IBGE, no Brasil o número de idosos com mais de 65 anos em 2017 era de 5,7% da população. Em Portugal este percentual ultrapassa os 20% e a expectativa é que em 60 anos ultrapasse os 50% da população.
O envelhecimento populacional exige estruturas diferenciadas de lazer, alimentação, beleza, turismo, atendimento e saúde, entre outros. Alguns exemplos de negócios:
– Teleassistência médica, equipamentos eletrônicos, Acompanhante para exercícios, turismo para terceira idade, produtos adaptados para o dia à dia, academias, negócios que estimulam a independência e autonomia, sistemas de emergência e segurança pessoal entre outros.
Não é incomum encontrarmos pessoas com mais de 80 anos viajando a lazer de maneira independente e eventualmente como mochileiros.
Para quem vem para Portugal e deseja fazer negócios, é importante mudar o paradigma em relação ao mercado português e Europeu. Dados Pordata. www.emportugalconsultoria.com.br