fbpx

Queima das Fitas para chamar o sucesso profissional




         Estamos na época da Benção das Pastas e Queima das Fitas, uma cerimônia tradicional dos estudantes portugueses e que faz parte da “praxe” em seu último ano acadêmico.

         É uma festividade que tem diversos nomes, variando entre as instituições (“Enterro” na Universidade de aveiro, “Enterro da Gata” na  Universidade do Minho, “benção das pastas”  na Universidade Nova de Lisboa, etc.), sendo o mais comum “Queima”, referindo-se à “Queima das Fitas”, por ser o nome da semana acadêmica mais antiga do país – a da Universidade de Coimbra.
         É uma tradição que pode ser definida como um símbolo do fim da vida académica de muitos, marcando assim o início de uma nova etapa.
A tradição acadêmica da Queima das Fitas tem a sua origem em Coimbra, onde durante vários meses se desenvolvem atividades culturais e desportivas juntando toda a academia e os seus estudantes, na maioria das universidades é uma semana festiva que acontece todos os anos durante o mês de Maio. Entre diversas atividades, estão a serenata estudantil, os concertos musicais e o cortejo acadêmico.
         A semana académica é um evento estudantil de instituições de ensino superior. Normalmente, cada instituição tem a sua própria semana acadêmica. Apesar do mesmo nome, as semanas em Portugal e no Brasil são diferentes. No ano 2012, a Queima das Fitas de Coimbra bateu o recorde de espectadores num só concerto com a passagem de cerca de 60 mil pessoas pelo recinto na noite que a cidade dos estudantes recebeu o famoso Dj Steve Aoki. No final da semana festiva nesta cidade nesse mesmo ano, o recinto dos espetáculos viu passar 200 mil pessoas para assistir a concertos.

         Os eventos fazem parte das agendas públicas do País e se você tiver curiosidade poderá conhecer uma, mesmo que não seja formando ou familiar. Neste ano, demonstrando o peso dos alunos brasileiros, a Universidade de Coimbra terá apresentações de Daniela Mercury e Seu Jorge na Queima das Fitas.
                                                                  www.emportugalconsultoria.com.br



Compartilhe:

×