fbpx
voltar a portugal projeto regressar

Programa Regressar: Portugal investe nos incentivos ao regresso de emigrantes

 Se você é português, ou Lusodescendente, e quer voltar para Portugal o Programa Regressar é para si. O programa promovido pelo Instituto do Emprego e Formação profissional (IEFP) oferece  benefícios fiscais e econômicos  como incentivos ao regresso de emigrantes.  Veja, abaixo as condições do Programa Regressar!

Para quem é o Programa Regressar

Para ser elegível para este programa deverá cumprir algumas condições:

  • Ser de nacionalidade portuguesa ou Lusodescendente
  • Ter saído de Portugal antes dezembro de 2015
  • Criar uma empresa ou ter um contrato de trabalho
  • Ter a sua situação financeira regularizada em Portugal
  • Não ter nenhuma situação de incumprimento com o IEFP

*A regra se aplica também para familiares de emigrantes que cumpram os pré-requisitos.

O IEFP disponibiliza um guia de como se inscrever no IEFP e no Programa Regressar.

Programa Regressar Casal

Em que consistem os apoios do Programa Regressar

A vontade de regressar a Portugal é o primeiro passo, no entanto, mudar de país pode ser muito complicado e custoso. O incentivo ao regresso de emigrantes considerou  essa realidade e contribui para que a mudança  seja mais fácil, com ajudas nos custos de passagem aérea e transporte de bens e qualificações.  Veja a tabela abaixo.

tabela de apoios e incentivos ao regresso de emigrantes

Para usar o benefício é necessário ter um contrato de trabalho em Portugal e os valores que poderá receber estão relacionados ao tipo de contrato.

Para aumentar a competitividade na busca de oportunidades profissionais, deverá ter o reconhecimento das qualificações acadêmicas  e um bom currículo profissional. Em seguida daremos dicas sobre o reconhecimento e currículo.

A lista de apoios aos regressados no plano do Programa Regressar estende-se  também a ajuda na área fiscal.

Como encontrar  vaga de trabalho em Portugal estando no exterior

O primeiro passo neste processo é completar o seu registo no site do IEFP. A inscrição é necessária não só porque o Programa Regressar é da tutela desta instituição governamental, mas também porque a plataforma de emprego oferecida pelo IEFP é um lugar seguro para encontrar emprego.

procurar trabalho portugal emigrante

Em seguida, é importante a criação de um currículo adequado ao mercado no qual você deseja trabalhar. A seleção da informação mais relevante para cada posição a que se candidata é essencial para chamar a atenção dos recrutadores.  Estes são alguns dos pontos a considerar:

  • Seja breve na apresentação – dê apenas os dados pessoais essenciais
  • Descreva a formação e experiência – para além de enumerar os cargos e cursos deve pormenorizar as atividades desenvolvidas.
  • Cuide da linguagem – use linguagem apropriada ao contexto de trabalho
  • Utilizar modelo de curriculum local- Os recrutadores na europa costumam utilizar o Modelo de currículo Europass.

O IEFP tem vagas (veja aqui) a que pode se candidatar. Mas também os sites de oferta de emprego são excelente forma de ter acesso a vagas recentes e diversificadas. Veja algumas opções:

  • Sapo emprego– Para além de site de partilha de ofertas de emprego em todas as áreas, também poderá encontrar artigos sobre assuntos relacionados a recrutamento e carreira.
  • Net-Empregos – Esse é o site com maior e mais diversificada oferta de trabalho em Portugal. É utilizado por recrutadores de todas as áreas.
  • Turijobs – Para quem procura um emprego na área do turismo em Portugal.

No blog da Em Portugal Consultoria, explicamos como encontrar um trabalho público e mais dicas sobre a procura de emprego.

programa regressar ajuda no processo de emprego

Como reconhecer as qualificações

O reconhecimento das qualificações profissionais é essencial para que tenha um perfil competitivo no mercado de trabalho português. Este processo faz com que as suas titulações adquiridas no estrangeiro sejam válidas em Portugal, e que muitas portas se abram para uma boa vaga de emprego.

várias profissões em portugal para  incentivos ao regresso de emigrantes

 Vejamos um exemplo: Para se candidatar a uma vaga apoiado pelo IEFP, ou outro programa de apoio ao emprego, as oportunidades são categorizadas de acordo com a escolaridade.  No caso de ter completado o seu ensino secundário, e/ou um curso superior, no estrangeiro os seus diplomas não são uma forma de prova de estudos localmente até que faça o reconhecimento destes junto a uma escola ou faculdade portuguesa

            O reconhecimento dos seus diplomas tem muitos benefícios para o seu regresso e futuro em Portugal. Confira o vídeo e conheça mais  sobre o processo de reconhecer as suas titulações em Portugal:

Relembrando então, os passos a seguir para aumentar a sua competitividade no mercado de trabalho português:

  • Reconhecer o secundário e superior
  • Utilizar o modelo de CV europeu
  • Buscar vagas nos sites portugueses listados
  • Ou  criar o seu próprio emprego com a ajuda dos programas de apoios ao empreendedorismo e criação do próprio emprego.

A Em Portugal  ajuda no processo de reconhecimento de qualificações para aumentar a  competitividade profissional no mercado de trabalho.

Confira aqui no portfólio como podemos ajudar e fale conosco.

VEJA TAMBÉM:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
×