fbpx

Validar o diploma, solicitar Equivalência ou Registro em Portugal?

           Embora correntemente os brasileiros nos procurem desejando o reconhecimento de curso a de graduação, mestrado ou doutorados realizados no Brasil, são três situações distintas e vamos esclarecer as diferenças e quando é necessário realizar cada uma destas situações:

     1-    Validação de Diploma do Brasil em Portugal

Válido para Graduação, Mestrado e Doutorado

            O  diploma brasileiro de qualquer grau superior precisa ser validado, ou seja, legalizado em Portugal para efetuar matrículas em instituições portuguesas. Por exemplo, se quiser fazer um mestrado, a instituição pedirá que o seu certificado (diploma) de graduação superior seja legalizado. Se quiser fazer um doutorado, a instituição pedirá o certificado (diploma) do seu mestrado no Brasil.

2-    Equivalência do Diploma do Brasil em Portugal

 Valido somente  para Graduação

            É importante informar que, para os estudantes brasileiros, a equivalência (ou reconhecimento de grau, como também é chamado) só pode ser feita para a graduação.
            A equivalência é um processo através do qual a qualificação acadêmica estrangeira é comparada a uma qualificação portuguesa, relativamente ao grau, à duração e ao conteúdo programático, sendo também fixada a área científica da equivalência concedida, ou seja, é preciso avaliar o seu diploma, histórico escolar e ementa de cada disciplina cursada.
             Também é possível fazer a Equivalência de Diploma do Ensino Médio, essencial para quem deseja fazer ingresso universitário ou transferência entre graduações do Brasil e licenciaturas em Portugal.

3-    Registro do Diploma do Brasil em Portugal

Válido para Mestrado e Doutorado

            O registro do diploma também é uma maneira de reconhecer o seu grau acadêmico e, geralmente, é mais rápido para se fazer. Só pode ser feito para mestrados ou doutorados com avaliação 6 ou 7 pela CAPES.
  Nós fazemos os processos de validação, equivalência e registro. www.emportugalconsultoria.com.br.

Compartilhe:

×