fbpx

Veja como brasileiro pode estudar medicina em Portugal!

         Em Portugal os cursos de Medicina são oferecidos apenas pelas universidades públicas e o Governo Português proíbe a candidatura aos cursos de Medicina para o estudante internacional. 
          O Estudante Internacional pode fazer Mestrados e doutorados em medicina, mas não o mestrado integrado (licenciatura com mestrado). No entanto, para realizar o mestrado ou doutorado, o estudante deverá apresentar o seu diploma de medicina, entre outros documentos.
         O curso de medicina é um mestrado integrado com a duração de 6 anos. O Internato Médico realiza-se após a licenciatura/mestrado integrado em Medicina e corresponde a um processo de formação médica especializada, teórica e prática, que tem como objetivo habilitar o médico ao exercício tecnicamente diferenciado na respetiva área de especialização. É feito através de processo concursal.
         Mas eu disse que era possível, então relato abaixo as opções para que você possa candidatar-se a uma vaga;
a)   Residir Legalmente em Portugal há mais de 2 anos
         Neste caso, deverá possuir a sua autorização de residência, NIF, entre outros documentos que comprovem que reside em Portugal há mais de 2 anos legalmente. É importante informar que, no mínimo, estes 2 anos deverão estar completos até o dia 31 de Agosto do ano letivo que pretende ingressar na universidade.
b)   Solicitar o Estatuto de Igualdade de Direito e Deveres
         Para solicitar este estatuto, deve residir em Portugal durante 6 meses e solicitar o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres.  Após receber o estatuto poderá inscrever-se no Concurso Nacional para prestar o exame, e assim, concorrer a uma vaga em Medicina.
         Com o Estatuto poderá ainda concorrer a bolsas de estudos nacionais e a concursos públicos nas mesmas condições dos portugueses.
         Os alunos poderão também candidatar-se ao ingresso diplomado em medicina, desde que a licenciatura ou mestrado integrado seja de uma área afim (biologia, bioquímica, ciências da nutrição, ciências do desporto, ciências farmacêuticas, cursos de tecnologia da saúde, enfermagem, engenharia biomédica, medicina dentaria, medicina veterinária e psicologia).
                                                                    www.emportugalconsultoria.com.br

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
×