fbpx
Visto de estudos

Pedido de Visto de Estudos Para Portugal Foi Retomado

Foi parcialmente retomada  a recepção e processamento de vistos para Portugal. Se o seu plano é vir estudar em Portugal vai precisar solicitar o visto de estudos. Continue a ler para saber o passo a passo deste processo.

Visto de estudos

O Visto Para Fins de Estudos

Vir estudar em Portugal é uma oportunidade de conhecer um país da Europa e conhecer uma cultura diferente, mas com a mesma língua. Os acordos e as relações entre Portugal e Brasil tornam este processo mais fácil. 

 

Existem duas modalidades do visto de estudante, dependendo do tempo que pretende ficar e do tipo de estudos que vai fazer. Por exemplo:

 

 

Tenha em atenção que o visto de estadia temporária não lhe permite trabalhar enquanto estuda. Assim, segundo o Artigo 97.º – Exercício de atividade profissional, apenas se lhe for concedido o visto de estudos para fim de residência é que pode exercer atividade remunerada. O visto de longa duração também vai permitir que, assim que termine os seus estudos, possa alterar a modalidade do seu visto.

 

Já deve ter ouvido falar também do Visto de turista, este é utilizado para residentes do Brasil que pretendam fazer turismo em Portugal e tem a validade de 90 dias.

 

* O ano letivo, em Portugal, começa em Setembro e termina em Junho. Isto significa que existem apenas 10 meses num ano letivo. Caso os seus estudos tenham apenas um ano não vai ter acesso ao visto de longa duração.

especialidade medicina interna

Documentos Necessários Para Visto de Estudos

 

 O primeiro passo é recolher os documentos necessários, e isso se inicia ainda no Brasil. Na qualidade de estudante, terá de apresentar documentos específicos que provem que a sua intenção de ficar em Portugal está relacionada com os seus estudos. 

Primeiro deve reunir 2 vias dos documentos necessários:

  • Prova de matrícula na instituição de ensino que irá frequentar;
  • Prova de pagamento das propinas
  • Prova de que tem recursos suficiente para se sustentar e seus estudos
  • Prova de alojamento 
  • Seguro de saúde privado ou PB-4
  • Duas fotografias tipo passe
  • Autorização para consulta do registo criminal português pelo SEF (exceto menores de 16 anos)

Em seguida deve enviar estes documentos para a jurisdição da sua residência, em conjunto com:

  • Formulário de pedido de visto preenchido integralmente e devidamente assinado.
  • Comprovante de pagamento das taxas consulares e da VFS 
  • Passaporte Original: O mesmo ficará retido durante todo o período de análise
  • Termo de Consentimento

 Veja os restantes processos a completar para solicitar o seu visto

 

Para onde enviar: 

O governo português contratou a Visa Facilitation Services Global (VFS) como intermediária para os processos de pedido de Visto. Estes são os centros que a VFS sinaliza para o envio dos documentos:  

  • Centro de solicitações de vistos em Nova Lima 
  • Centro de solicitações de vistos em Brasília
  • Centro de solicitações de vistos em Salvador
  • Centro de solicitações de vistos no Rio de Janeiro
  • Centro de solicitações de vistos em São Paulo

 Veja aqui a jurisdição de acordo com a sua moradias.

Caso não tenha tido tempo para tratar do seu visto antes de ter de vir para Portugal existe a possibilidade de vir sem o visto e se apresentar ao SEF e fazer o pedido de autorização da residência, já em Portugal. Veja a nossa matéria sobre a autorização de residência para estudantes. Apesar da possibilidade de vir sem visto, a Em Portugal Consultoria aconselha sempre que possível a fazê-lo. Vir com visto permite-lhe uma transição mais tranquila e acelera os processos para quem desejar trabalhar em Portugal.

 

Como Me Qualificar para Trabalhar em Portugal

 

Se está pensando em trabalhar durante os seus estudos em Portugal, é preciso que tenha em conta que irá precisar de reconhecer os seus estudos e títulos que conquistou no Brasil para que sejam úteis em Portugal. 

Confira o vídeo abaixo para saber mais sobre a importância do reconhecimento:

 

Se quer estudar ou trabalhar em Portugal fale com a Em Portugal Consultoria, realizamos reconhecimento dos seus títulos concluídos fora de Portugal.

 Acompanhe ainda o blogue da Em Portugal para mais dicas sobre viver e estudar em Portugal! Queremos acompanhá-lo na sua vinda e sucesso em Portugal!

 

VEJA TAMBÉM:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
×