fbpx
medicina privado em Portugal

Abertas Candidaturas Para o Primeiro Curso de Medicina privado em Portugal

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) abriu a fase de candidaturas para o primeiro curso de medicina privado em Portugal. A turma pioneira iniciará o curso lecionado em Inglês no próximo ano letivo de 2021/2022.

medicina privado em Portugal

O novo Mestrado Integrado em Medicina, pela Universidade Católica, foi pensado de forma a ser o primeiro curso de medicina português que permite a integração de alunos estrangeiros. A fase única de candidaturas teve início dia 19 de abril e está aberta té 31 de maio. Veja em baixo como vai funcionar este curso e como se pode qualificar.

Como Vai Funcionar o Curso

O Mestrado Integrado em Medicina era, há muito tempo, um objetivo da Universidade Católica Portuguesa. Esta foi a primeira e única instituição privada a ter a luz verde do governo português para prosseguir com a abertura de um curso, que terá início em setembro deste ano.

A formação irá ser de seis anos e feita em parceria com Universidade de Maastricht, instituição responsável pelo método de “problema based learning” adotado no curso, e o grupo Luz Saúde, onde será feita a componente prática.

medicina privado em Portugal

A Universidade tem o objetivo de criar uma formação diferente da já oferecida pelo sistema público, focando-se no desenvolvimento de capacidades práticas desde o início do percurso do estudante. No “método Maastricht”, os estudantes formam pequeno grupos de estudo e têm de lidar com situações que poderiam acontecer no “Mundo real”. A faculdade de Medicina da UCP que lançar a estes estudantes o desafio de pensar criticamente e desde o início criarem o seu próprio plano e aprenderem a conduzir, com autonomia, a investigação.

Para além das inovações nos métodos, o primeiro curso de medicina privado em Portugal irá ser completamente lecionado em Inglês, no sentido de facilitar a prática e intercambio intercultural do curso, que vai aceitar estudantes de todo o mundo.

Veja o plano curricular do primeiro curso de medicina privado em Portugal.

medicina privado em Portugal

Entrada de Estudantes Estrangeiros

 

Uma das grandes conquistas deste programa é a possibilidade da integração de estudantes internacionais, o que não é possível nos cursos de medicina oferecidos nas Universidades Públicas.

 A primeira turma vai contar com 50 vagas abertas para alunos com nacionalidade portuguesa ou semelhante, e para estudantes internacionais da União Europeia. Nos anos seguintes irão aumentar gradualmente o número de vagas até às 100 permitidas e abrir as candidaturas para estudantes internacionais não-europeus.

medicina privado em Portugal

No entanto, se você completou os seus estudos no brasil ainda se pode qualificar para fazer parte desta turma pioneira, se cumprir estes critérios:

  • Ter nacionalidade Portuguesa ou Estatuto de Igualdade – se possuir cidadania Portuguesa ou outro país da União europeia ou se tiver pedido o Estatuto de Igualdade até 31 de dezembro de 2020.
  • Ter completado os Exames Nacionais de Biologia e Geologia, Física e Química e Matemática A nos últimos dois anos com notas superior ou igual a 14 valores
  • Ter-se inscrito nos Exames Nacionais de Biologia e Geologia, Física e Química e Matemática A que vão ter lugar em julho de 2021 (veja o guia geral de exames) e conseguir nota superior ou a igual a 14 valores na primeira fase

 

A seleção de estudantes

 

De seguida terá de passar por uma fase de seleção, que tem em conta as suas experiências e habilidades fora do universo. Para a possibilidade de integrar o primeiro curso de medicina privado em Portugal terá de cumprir os seguintes pré-requisitos:

  • Proficiência em Inglês – Quadro Europeu Comum de Referência (C1), IELTS (pontuação mínima de 7), TOELF iBT (pontuação mínima 94), ser nativo de inglês u ter frequentado ensino secundário em Inglês, Teste de inglês interno (com nível mínimo de c1)
  • Grupo A – Comunicação interpessoal – através de exame médico que comprove a ausência de deficiência psíquica, sensorial ou motora que interfira gravemente com a capacidade funcional e de comunicação interpessoal a ponto de impedir a aprendizagem do próprio candidato ou alheia
  • Carta de Motivação / Portefólio – Razões da escolha a FM-UCP; Conhecimento sobre metodologia “Problem-based Learning”; Trabalho voluntário; Atividades extracurriculares sociais e humanitárias (a preencher online na página de candidatura)
  • Entrevista / Minientrevistas – em inglês avaliam as competências do candidato

 

Apesar de este ano ainda não ser possível candidatar-se a este curso os seus estudos do Brasil, é possível que no próximo ano se possa candidatar com o ENEM à curso de medicina da Universidade Católica Portuguesa. Veja o nosso vídeo sobre como funciona para estudar medicina em Portugal:

A Em Portugal Consultoria quer ajuda-lo a reconhecer os seus títulos e diplomas para estudar e trabalhar em Portugal.

Acompanhe o blogue da Em Portugal para saber mais sobre a demanda de médicos  no país e  outras novidades do SNS! Queremos acompanhá-lo na sua vinda e sucesso em Portugal!

 

VEJA TAMBÉM:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
×