A Verdade Sobre Salários: Europa vs. Brasil
Muitos médicos brasileiros consideram trabalhar na Europa, atraídos pela promessa de melhores salários e condições
Novas datas devido as alterações devido à Covid-19, anunciadas a 25 de novembro de 2021.
No ano letivo 2021-2022 as aulas começaram entre os dias 14 e 17 de setembro e prolongam-se até ao dia 17 de dezembro. Ficando então concluído o primeiro período letivo.
O segundo período letivo inicia em 10 de janeiro e finaliza no dia 8 de abril. No calendário escolar inicial, as aulas começavam no dia 3 de janeiro e terminavam no dia 5 de abril, mas sofreram alterações devido as medidas anunciadas.
O terceiro período letivo tem início no dia 19 de abril e terminará entre os dias 7 e 30 junho, dependendo do ano escolar.
A primeira pausa letiva vai de 20 de dezembro e 7 de janeiro (férias de Natal). Inicialmente, estava previsto terminar no dia 31 de dezembro.
As férias do Carnaval não estão previstas no calendário escolar no ano letivo de 2021-2022, para compensar a semana extra de férias do Natal. Deveriam decorrer entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março e agora foram antecipadas.
A segunda pausa letiva (férias da Páscoa) acontece entre os dias 11 e 18 de abril, serão mais reduzidas para compensar os dias a mais atribuídos no Natal.
E a terceira pausa letiva que inicia em 8 de junho. São as férias escolares mais aguardadas e as mais longas (cerca de três meses).
Provas e exames finais nacional
O calendário escolar para o ano letivo 2021-2022 prevê a realização das provas de aferição, nos 2.º, 5.º e 8.º anos; das provas finais de ciclo, no 9.º ano; e dos exames finais nacionais, nos 11.º e 12.º anos.
Depois de a pandemia ter obrigado à suspensão das provas de aferição e das provas finais de ciclo e ao adiamento dos exames finais nacionais, os exames voltam à regularidade.
As provas de aferição decorrem em maio e junho de 2022. No 2.º ano, estas provas realizam-se às disciplinas de Educação Artística, Educação Física, Português e Estudo do Meio e Matemática e Estudo do Meio. Por sua vez, no 5.º ano, são aferidos os conhecimentos dos alunos às disciplinas de Matemática e Ciências Naturais. Finalmente, os alunos do 8.º ano são avaliados às disciplinas de Português, História e Geografia.
Os alunos do 9.º ano fazem provas finais de ciclo às disciplinas de Português e Matemática, abrangendo os conteúdos lecionados do 7.º ano ao 9.º ano. Estas provas são realizadas em duas fases: a primeira, em junho, e a segunda, em julho.
Os exames finais nacionais, realizados pelos alunos dos 11.º e 12.º anos, decorrem em duas fases, entre junho e julho.
Os exames finais nacionais são as avaliações mais importantes da escolaridade obrigatória. Têm duas finalidades: avaliar o desempenho dos alunos nos últimos anos do ensino secundário, com um peso de 30% na classificação final das disciplinas avaliadas, e servir como prova de ingresso ao ensino superior, com um peso entre 35% e 50%, consoante a exigência do estabelecimento de ensino superior.
Fonte: DGE
Muitos médicos brasileiros consideram trabalhar na Europa, atraídos pela promessa de melhores salários e condições
Conseguir o reconhecimento profissional em Portugal é um grande passo para médicos que desejam atuar
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trouxe novas regras para o setor da
Estudar medicina no exterior pode parecer um sonho distante, mas existem oportunidades que cobrem as
A medicina na Europa oferece não apenas boas oportunidades salariais, mas também um equilíbrio entre
Trabalhar como enfermeiro no Reino Unido é uma oportunidade promissora para quem busca crescimento profissional