fbpx
Europass

Chame a atenção dos recrutadores na Europa – Curriculum Europass

Se está a planear trabalhar na Europa temos algumas dicas para si. O modelo de currículo Europass pode ser um bom sítio para começar: confira em baixo.

O Curriculum Vitae Europass foi criado na sequência do Fórum Europeu organizado em 1998, que tinha como objetivo a transparência das qualificações dos candidatos a emprego.

Este modelo torna possível harmonizar a apresentação das informações do candidato. Todos os CV’s Europass se apresentam na mesma disposição, formato e estrutura, facilitando a comparação de perfis. Está disponível em 27 línguas.

Exames Nacionais em Portugal

O CV Europass não é muito diferente de um CV tradicional, mas possui uma configuração padronizada, que facilita o reconhecimento das informações relevantes.

Por que apresentar o curriculum no modelo Europass:

  • Reconhecido internacionalmente – os analistas e recrutadores encontram as informações relevantes com maior facilidade
  • Apresentação breve, factual e eficaz das suas competências, qualificações e aptidões

Mas nem sempre é preciso utilizar 100% o modelo Europass. Em profissões em que a criatividade e inovação pontuam, buscar a originalidade desempenha um papel importante e que pode destacar o profissional.

 

Mas o Europass não é só curriculum. O Europass é composto por vários documentos que constituem o que se chama o “passaporte Europass”:

Suplemento ao Diploma

Suplemento ao Diploma Europass é um documento que permite aos empregadores e as instituições de ensino compreender o conteúdo da sua qualificação.

Quando se candidata a um emprego ou a um curso no estrangeiro, é, por vezes, difícil explicar o que aprendeu durante os seus estudos. É aqui que o Suplemento ao Diploma Europass pode ajudá-lo. Este  Suplemento também fornece informações sobre as suas realizações pessoais, incluindo as notas e os créditos obtidos num determinado curso e os conhecimentos que adquiriu.

Esta informação pode ajudar um empregador ou uma instituição de ensino a compreender o conteúdo da qualificação que obteve, permitindo-lhe a si progredir na sua aprendizagem e carreira.

Suplemento ao Certificado Europass

O Suplemento ao Certificado Europass é um documento que permite aos empregadores e às instituições de ensino compreender o conteúdo da sua qualificação profissional. O Suplemento ao Certificado Europass descreve:

  • o objetivo da sua qualificação
  • o nível da sua qualificação
  • os resultados de aprendizagem e o sistema de ensino onde foi obtida.

Quando se candidata a um emprego ou a um curso no estrangeiro, é, por vezes, difícil explicar o que aprendeu durante a sua formação. É aqui que o Suplemento ao Certificado Europass pode ajudá-lo.

Para obter mais informações, pode consultar o Suplemento ao Certificado Europass correspondente à sua qualificação profissional na base de dados nacional ou contactar a instituição de ensino que frequentou.

Europass

Europass-Mobilidade

 

Um período passado noutro país é uma excelente forma de conhecer outras culturas e desenvolver novas competências através de experiências diferentes. O Europass-Mobilidade ajuda-o a descrever e comunicar, de uma forma amplamente reconhecida, essas novas competências e experiências adquiridas durante um estágio, um período de voluntariado ou um semestre de estudos no estrangeiro.

Para a sua carreira futura, é importante que possa descrever e refletir sobre as experiências que adquiriu durante uma viagem, um período de estudos ou um emprego no estrangeiro.

O Europass-Mobilidade é um documento que descreve as competências desenvolvidas numa determinada experiência de mobilidade. Pode incluir informações sobre as funções e responsabilidades que desempenhou, bem como sobre as competências profissionais, linguísticas, digitais, organizacionais, de gestão e de comunicação que adquiriu. Estas competências podem ser muito úteis no futuro quando pretender candidatar-se a empregos e cursos.

Com o seu Europass-Mobilidade guardado na sua Biblioteca, poderá facilmente atualizar o seu perfil Europass com as competências e informações que dele constam.

Se participar numa experiência de mobilidade organizada noutro país e pretender obter o Europass-Mobilidade, terá de solicitar à organização que o enviou (por exemplo, a escola ou a instituição que organizou a sua participação) que registe no Centro Nacional Europass no seu país. A organização que o envia e a organização que o acolhe (onde irá realizar a sua visita no estrangeiro) preencherão os documentos necessários.

Se vem trabalhar para Portugal é essencial que faça o reconhecimento dos seus estudos concluídos no estrangeiro. Na Em Portugal Consultoria ajudamos neste processo, contacte-nos para começar a tornar o seu sonho realidade.

VEJA TAMBÉM:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
×