Médico, internacionalize sua carreira e atue em 27 países!
Comece agora e avance na sua carreira internacional. Diferencie-se no mercado e destaque-se como um profissional de elite. Ganhe em euros sem sair do Brasil.
O estudante de medicina ingressa no programa ao final dos 6 anos do Mestrado Integrado em Medicina. Após a realização do internato e o aproveitamento na Prova Nacional de Acesso, é conferido ao médico a certificação de especialista, concedendo-lhe autonomia para exercer a profissão na área de formação escolhida.
A gestão e coordenação geral do internato médico vigente em Portugal cabe à ACSS – Administração Central do Sistema de Saúde, integrante do Ministério da Saúde. Ele é normatizado por meio do Decreto-Lei n.° 13/2018 e pelo Regulamento do Internato Médico – Portaria n.° 79,2018.
O acesso ao programa de especialização médica se dá através de um concurso anual, a Prova Nacional de Acesso (PNA), em 2022 está previsto para o dia 17 de Setembro. As Inscrições são efetuadas através de um formulário eletrônico.
O exame pode ser realizado nas cidades de Lisboa, Porto, Coimbra, Funchal, Covilhã e Ponta Delgada. São abordados os seguintes temas na prova: aparelho digestivo, aparelho respiratório, cardiologia, doenças do sangue e nefrologia. Consulte a matriz do exame.
Contemplando aulas teóricas e práticas, a estrutura do internato se divide em duas etapas: Formação Geral e Formação Especializada. O processo tem início na fase de Formação Geral, com duração de 12 meses obrigatórios.
A partir do segundo ano, o aluno procede à formação específica, o qual pode escolher entre 48 áreas de especialização. Confira aqui a relação das especialidades do Internato médico
É esta última etapa que determina a duração do programa, visto que ela pode variar entre 4 a 6 anos, de acordo com a área se atuação selecionada.
Assim, o tempo máximo que pode alcançar a conclusão do internato é de até 7 anos, somando-se as duas etapas do processo. Ele é executado junto a entidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde, que passam por uma seleta triagem em relação à idoneidade e à capacidade formativa para o programa. Cumprindo tais requisitos de seleção, nos termos da lei, o internato também pode transcorrer em estabelecimentos de saúde do setor social e do setor privado.
O sistema de formação do internato de medicina é revisado e atualizado periodicamente, a fim de acompanhar as inovações do setor de saúde e contribuir para a qualificação dos profissionais de forma multidisciplinar e engajada socialmente.
Se quer estudar medicina ou trabalhar como médico em Portugal fale com a Em Portugal Consultoria, ajudamos no seu processo de reconhecimento dos seus títulos completados no estrangeiro.
Acompanhe ainda o blogue da Em Portugal para mais dicas sobre viver e estudar em Portugal! Queremos acompanhá-lo na sua vinda e sucesso em Portugal!
Comece agora e avance na sua carreira internacional. Diferencie-se no mercado e destaque-se como um profissional de elite. Ganhe em euros sem sair do Brasil.
Estudar medicina em Portugal pode ser uma excelente oportunidade para brasileiros que buscam uma formação de qualidade no exterior. Veja requisitos para ingresso, melhores universidades, custos, salários em Portugal.
O Instituto Piaget lança a primeira licenciatura em Medicina Tradicional Chinesa de Portugal. Este curso pioneiro, com importantes parcerias internacionais, visa formar profissionais de alta qualidade na área da MTC.
Entenda o sistema de saúde em Portugal, incluindo o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e os seguros de saúde privados. Explicamos como brasileiros podem acessar e diferenças para o Brasil.
Use sua nota do Enem para estudar em Portugal! O Saúde sem Fronteiras te ajuda a conquistar uma vaga em universidades renomadas.
Guia completo e atualizado sobre o custo de vida em Portugal em 2024, com detalhes de gastos em Lisboa, Porto, Braga, Faro e outras cidades.