fbpx

Como ser médico anestesiologista em Portugal

A anestesiologia é a especialidade médica focada no alívio da dor. O médico anestesiologista é requisitado quando o paciente necessita realizar procedimentos como uma cirurgia. Cabe a ele monitorar os sinais vitais do paciente – controlando a pressão arterial, batimentos cardíacos,temperatura e respiração, durante a operação. Além de participar de procedimentos cirúrgicos, o médico anestesiologista pode ainda atuar na avaliação de pacientes e no tratamento para controle de dor em UTIs e Enfermarias.

O médico anestesiologista ainda está presentes nas unidades de cuidados intensivos do hospital, onde são tratados os pacientes em grave situação de vida.

O profissional brasileiro pode exercer essa função em Portugal, mesmo que tenha feito seus estudos no estrangeiro. Saiba como é possível realizar o reconhecimento com as dicas da Em Portugal Consultoria

Passo a passo para ser médico anestesiologista em Portugal

 

 Em Portugal, um anestesiologista  leva em média 12 anos para completar sua formação – são seis anos do curso de medicina e, pelo menos, cinco anos de especialização, além de um ano de Formação Geral.

O primeiro passo para construir este caminho é cursar os seis anos do primeiro ciclo do Mestrado Integrado em Medicina. O curso é oferecido por 8 universidades portuguesas, a formação inclui o ensino teórico e prático do futuro médico.

Na formação realizada em Portugal, nos três primeiros anos, o estudante é introduzido aos conteúdos teóricos das ciências biomédicas. Em seguida, nos 4º e 5º anos, ocorre a prática clínica e cirúrgica, com estágios de um semestre cada. O sexto e último ano é passado em Hospital ou Centro de Saúde, com um trabalho final, no formato de uma tese, que ao ser defendida com aprovação o estudante passa a ser mestre em Medicina.

Caso o estudante seja brasileiro, sem nacionalidade de qualquer país europeu, precisará residir legalmente em Porugal há pelo menos dois anos, e sem interrupção ou ter adquirido o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres com os Portugueses.

No caso de um profissional com formação extracomunitária deverá fazer o reconhecimento acadêmico através do processo de reconhecimento em medicina.

A formação em medicina pode ocorrer em qualquer uma das faculdades de medicina que realizam o mestrado integrado:

  • Escola de Medicina da Universidade do Minho (EMUM)
  • Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)
  • Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – Universidade do Porto (ICBAS)
  • Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC)
  • Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI)
  • Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL)
  • Faculdade de Ciências Médicas | Nova Medical School – Universidade Nova de Lisboa (FCM|NMS)
  • Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve (DCBM-UAlg)

Além destas oito, ainda existe a possibilidade de ingressar no Mestrado Integrado na Universidade dos Açores e continuar o curso na Universidade de Coimbra, ou na Universidade Madeira e continuar os estudos em Lisboa. 

No caso da Faculdade de Medicina da Universidade do Algarve o ingresso no Mestrado Integrado em Medicina é feto por titulares de uma licenciatura, que pode ser nas áreas de ciências da natureza, ciências da saúde ou ciências exatas.

Após a formação  ou reconhecimento o profissional precisará fazer a Prova Nacional de ingresso para acessar a especialidade de anestesiologia. Ou caso já tenha cursado, solicitar o reconhecimento da especialidade.

Para o ano de 2021, o Ministério da Saúde português fixou em 2.400 o número de vagas para o internato médico, sendo 80 para anestesiologia.

http://www.acss.min-saude.pt/wp-content/uploads/2016/09/IM-2020-FE-Mapa-de-vagas_Aviso-17702-D_2020.pdf

Veja  como funciona o Regime de Internato Médico em Portugal.

Formação na Especialidade de Anestesiologia

 

Dos 60 meses de especialidade, 54 são destinados a estágios obrigatórios.

Os estágios obrigatórios são divididos em dois módulos obrigatoriamente sequenciais, com diferentes objetivos de conhecimento e de desempenho individual, incluindo o comportamento funcional.

O primeiro módulo de formação dura 24 meses e tem como objetivo a aquisição de competências nucleares à especialidade de Anestesiologia. São elas:

Anestesiologia em Cirurgia Geral e Ginecologia

Anestesiologia em Ortopedia

Anestesiologia em Oftalmologia

Anestesiologia em Otorrinolaringologia e Cirurgia Maxilo-Facial

Anestesiologia em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva, Estética

Anestesiologia em Urologia

Anestesiologia na Cirurgia de Ambulatório

Anestesiologia em Obstetrícia

Anestesiologia Fora do Bloco Operatório

Estágio em Unidade de Dor Aguda

Estágio em Unidade de Cuidados Pós -Anestésicos

Já o segundo módulo de formação tem a duração de 30 meses e destina -se à consolidação da aquisição de competências nucleares e à aquisição de competências específicas da especialidade de Anestesiologia.

Após a finalização do primeiro módulo de formação, dependendo do aproveitamento, é possível fazer o estágio opcional obrigatório de seis meses. Este pode ser feito intercalando os estágios do segundo módulo de formação ou após a conclusão destes.

A aprendizagem em cada área, pressupõe conhecimentos adequados das Ciências Básicas relacionadas  com a Anestesiologia, nomeadamente a Fisiologia, Farmacologia, Anatomia, Matemática, Estatística, Física e Química, entre outras, para além da Ética e da Deontologia Médica, que servem como base para a formação específica em Anestesiologia.

 

Mercado de trabalho

 

Portugal é o oitavo país com o maior número de médicos per capita do mundo o e 4º maior da União Europeia (são 5,1 médicos/1000 habitantes), segundo dados do Pordata.

No entanto, é importante ressaltar que muitos médicos registrados em Portugal atuam em outros países da UE, já que pela diretiva 2013/55/EU, do Parlamento Europeu, este profissionais tem livre trânsito pela Europa. Conforme as estatísticas da Ordem dos Médicos Portugueses, em 31 de dezembro de 2020 haviam 57.976 médicos registrados na Ordem.

Destes, 13.000 estão acima de 65 anos. Ou seja, este dado sinaliza que nos próximos anos, o índice de médicos por 1000 habitantes deve sofrer uma redução. https://emportugalconsultoria.com.br/2021/02/18/medico-chegou-a-hora-de-trabalhar-em-portugal/

Ainda segundo dados da Ordem dos Médicos, Portugal tem hoje um total de 2.109 médicos anestesiologistas, sendo 1.412 mulheres e 697 homens.

Os salários iniciais para médicos especialistas no setor público português começam em € 2.746,24, em um regime de 40 horas semanais.

http://www.acss.min-saude.pt//wp-content/uploads/2016/09/Tabela-remuneratoria_carreira-medica.pdf

https://emportugalconsultoria.com.br/2020/11/25/quantoganhamedicoemportugal/

Acompanhe o blog da Em Portugal com muito mais dicas sobre viver e estudar em Portugal.

Se quer trabalhar como médico ou ainda estudar medicina em Portugal, fale com a Em Portugal Consultoria. www.emportugalconsulltoria.com.br

 

VEJA TAMBÉM:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
×