fbpx

Falta de Médicos em Portugal: Oportunidades para Profissionais Internacionais

Você é um médico interessado em atuar em outros países, ouviu falar sobre a falta de médicos em Portugal e está se perguntando se reconhecer o seu diploma de medicina em terras lusitanas abrirá oportunidades profissionais na Europa? Descubra no post abaixo:

Sistema de Saúde em Portugal: Porta de Entrada na Medicina

Em Portugal, o sistema público de saúde desempenha um papel crucial, servindo como a principal fonte de assistência médica para a maioria da população. A medicina familiar é a porta de entrada para o sistema público de saúde. Se você enfrentar um problema de saúde, seu primeiro passo será consultar seu médico de família. O médico de família, por sua vez, encaminhará você para um especialista, caso necessário.

 

No entanto, nos últimos anos, o sistema público de saúde em Portugal tem enfrentado desafios, como a escassez crescente de profissionais e a crescente concorrência com o setor privado. Isso tem levado a situações em que muitos residentes em Portugal, incluindo os portugueses, não têm mais um médico de família atribuído. Isso ocorre principalmente porque o setor privado muitas vezes oferece melhores remunerações e condições de trabalho aos profissionais de saúde em comparação com o setor público, uma tendência semelhante à observada em outros países, como o Brasil.

 

Como resultado, muitos médicos têm optado por trabalhar exclusivamente no setor privado, evitando qualquer envolvimento no sistema público de saúde.

Desafios e Oportunidades para médicos estrangeiros

Segundo manchete do jornal Público, que já postamos aqui em nosso blog, o Ministério da Saúde manifesta-se “interessado em recrutar médicos para os cuidados de saúde primários“, oferecendo-lhes contratos com a duração de três anos em centros de saúde das regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

O governo tem aberto um número de vagas para contratação superior ao número de médicos que concluem suas especialidades a cada ano. Isso resulta em uma constante falta de profissionais para preencher essas vagas. As especialidades mais afetadas incluem medicina da família, ginecologia e medicina interna. Um exemplo disso é que, em junho de 2022, o governo lançou um concurso para contratar 942 médicos especialistas, mas apenas 100 candidatos se apresentaram, deixando 160 vagas em aberto.

Portugal oferece salário de 2.800 euros, cerca de 15 mil reais e uma casa a médicos brasileiros que desejem trabalhar no país. A oferta é uma tentativa de resolver a falta de médicos de família em Portugal, que é particularmente grave em algumas regiões.

área remota em Portugal para médicos
Regiões de Portugal estão sofrendo com a falta de médicos e, para estrangeiros, pode ser uma boa oportunidade de trabalho no exterior.

Quer saber mais sobre o reconhecimento de medicina em Portugal?

Clique aqui e saiba mais.

Se você é médico e deseja reconhecer sua formação em Portugal para atuar não apenas aqui, mas também em outros países da União Europeia, você certamente terá muitas oportunidades. O reconhecimento de sua titulação abrirá portas para 27 países diretamente, permitindo que você internacionalize sua carreira com sucesso.

Quer ser um Médico Internacional?

Mas se você deseja ser médico em Portugal, com certeza vai valer a pena fazer parte dos nossos casos de sucesso. Fale com nossa equipe de atendimento e saiba como dar início ao processo.

VEJA TAMBÉM:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
×