fbpx

Faltam enfermeiros em Portugal

O hospital do Algarve precisa de enfermeiros. Uma declaração assinada pela grande maioria dos profissionais de enfermagem da instituição deixou clara a situação. No documento, os enfermeiros do serviço de Urgência do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) registraram a preocupação com as consequências da falta de enfermeiros para a prestação de cuidados dos pacientes.

A demanda por profissionais em Portugal é constante. Casos como o do Hospital do Algarve apenas demonstram que a situação já bastante conhecida tem se agravado.

A Ordem dos Enfermeiros, por exemplo, faz coro à situação denunciada e reafirma que o problema da falta de profissionais não se restringe apenas ao setor de urgências das unidades de saúde. Há queixas de situações similares também no serviço de cardiologia do mesmo hospital.

Oportunidade para profissionais

A falta de enfermeiros sinaliza a necessidade de contratação de mão-de-obra para a área. E, consequentemente, uma oportunidade para os profissionais brasileiros que planejam atuar em Portugal.

Na matéria publicada no site do portal Sapo, a profissão de enfermeiro é uma das dez que registra zero desemprego em Portugal.

Registro na Ordem

Para atuar em Portugal você precisa reconhecer seu curso e depois fazer seu registro na Ordem dos Enfermeiros. Sim, porque sem esse registro você não poderá atuar no país.

Como ser enfermeiro em Portugal

Se você decidiu ser enfermeiro em Portugal, deve, antes de mais nada saber sobre as principais diferenças da profissão entre os dois países.

Uma delas, bem importante de saber, é que no Brasil a atuação dos enfermeiros está dividida em 3 categorias: técnicos, auxiliares e enfermeiros.

Já em Portugal não existem as figuras de técnicos e auxiliares. Todos os profissionais de enfermagem precisam ser graduados.

Para saber mais detalhes sobre as diferenças entre os dois países, o mercado de trabalho para os enfermeiros brasileiros em Portugal, e ainda, informações sobre o salário dos enfermeiros leia essa matéria que publicamos em nosso blog.

 

Ingresso acadêmico:

Um deles é o ingresso acadêmico, que nas universidades portuguesas, é feito por meio do Regime Nacional de Acesso.

Pode se candidatar a esse tipo de acesso aquele que:

– For português ou nacional de um Estado membro da União Europeia;

– For familiar de cidadão europeu;

– Se, mesmo não sendo nacional de um estado-membro da União Europeia, residir legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta;

– For beneficiário (em primeiro de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior) do Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres.

Com Enem ou sem Enem

Desde 2014, as universidades portuguesas utilizam o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio para o ingresso de estudantes brasileiros. Atualmente os resultados do Enem podem ser usados nos processos seletivos de mais de 40 instituições de ensino, entre institutos politécnicos e universidades.

Sem o Enem, o estudante tem algumas alternativas de ingresso:

– Participar do próprio processo de seleção das universidades;

– Fazer disciplinas isoladas e, depois prestar a prova de ingresso definitivo;

– Fazer o chamado Ano Zero – onde o aluno antecipa algumas disciplinas enquanto se prepara para as provas de ingresso.

especialidade medicina interna

 

 Transferência

Se você já iniciou seu curso no Brasil, mas quer dar continuidade na Europa tem a possibilidade de fazer a transferência. As instituições de ensino superior públicas e privadas fazem a transferência internacional de cursos iniciados no Brasil.

Reconhecimento do curso de enfermagem

Outra maneira de poder atuar como enfermeiro em Portugal é fazendo o reconhecimento de seu curso.

Anote aí alguns pontos importantes no processo de reconhecimento: verificar, por exemplo, se há compatibilização de conteúdo; qual o número de horas de estágio que você cursou e qual o número de horas do estágio da universidade onde você pretende fazer o reconhecimento.

No vídeo abaixo, publicado em nosso blog, você entenderá como se dá o processo de reconhecimento e registro na Ordem.

Mesmo com as informações já repassadas aqui, tenha em mente que cada caso é um caso. Por isso, é preciso que se avalie a situação para definir qual a melhor estratégia a seguir e qual melhor caminho tomar mirando no sucesso do seu projeto.

Consultoria

A Em Portugal pode lhe ajudar a fazer a escolha correta para o seu reconhecimento. Na consultoria online analisaremos seu caso concreto e orientaremos a melhor forma de você chegar ao resultado que deseja.

Agende já a sua consultoria com a Em Portugal. Tenha informações corretas e seguras de quem faz os procedimentos em Portugal.

VEJA TAMBÉM:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
×