fbpx

Mestrados de Portugal entre os melhores do mundo

Três universidades portuguesas mereceram destaque em um ranking do jornal britânico Financial Times com os 55 melhores mestrados em Finanças no mundo. A universidade portuguesa mais bem colocada neste ranking mundial foi a Nova School of Business & Economics (Nova SBE), em 14º lugar geral e 15ª melhor no mundo. As outras duas Instituições que também estão no ranking são a Católica Lisbon School of Business and Economics, em 23º lugar e a ISEG – Lisbon School of Economics and Management, da Universidade de Lisboa, em 35º lugar.

Mestrados concorridos

Os mestrados que figuram na lista da Financial Times têm algumas características de ingresso diferentes da média dos mestrados em Portugal.

No mestrado da Nova School Business, da Nova de Lisboa, por exemplo, entre os requisitos para concorrer a uma vaga estão a preferência por alunos com menos de 26 anos e experiência profissional inferior a dois anos.

Situação semelhante ao mestrado da Católica Lisbon of Business and Economics, da Universidade Católica de Lisboa, que recomenda que seus candidatos tenham menos de dois anos e meio de experiência profissional. Ou seja, são cursos focados, preferencialmente, em um público jovem e com pouca experiência profissional.

Em todos eles a língua oficial é o inglês.

Mestrados diferenciados

Destacando que esses mestrados têm características diferenciadas, que vão desde a documentação exigida para ingresso até exames de proficiência. Na Nova SBE, a diferença já começa na data de candidatura, ao contrário da maioria dos cursos de mestrado, o prazo começa em janeiro e termina em maio. Toda a documentação deve ser entregue em inglês, desde a carta de apresentação até a transcrição das notas e lista das disciplinas. Tem a exigência de certificado de proficiência em inglês.

Na Nova SBE neste mestrado é possível ainda fazer o Double Degree, onde o aluno escolhe passar dois semestres em uma das instituições internacionais parceiras da Nova e recebe dois diplomas de mestrado.

Na Católica, o aluno do mestrado em finanças tem a possibilidade de preparar o estudante para o programa CFA, um instituto reconhecido internacionalmente e que chancela os profissionais da área financeira. A Católica tem uma parceria com o Instituto CFA, o que pode colocar os seus mestres em uma posição de vantagem na busca por colocação profissional. A Universidade também exige certificado de profiência em inglês.

Assim como o mestrado da Católica, o mestrado da Lisbon School of Economics and Management também atende ao Programa de Afiliação Universitária do Instituto CFA. A Universidade de Lisboa, inclusive, concede 6 bolsas para que seus alunos se inscrevam nos exames CFA.

Propinas

Outro diferencial destes mestrados é em relação as propinas, que estão bem além dos valores cobrados nos mestrados de forma geral, em Portugal

Na Nova SBE, por exemplo o curso tem em média um ano e meio e as propinas começam em 13.500 e chegam a 17.500 euros. A Universidade oferece bolsas de estudo para cidadãos europeus.

No mestrado de Finanças da Católica, que também varia entre um ano e meio e dois anos, as propinas são de 15.000 euros.

Já o mestrado em Finanças da Universidade de Lisboa tem propinas de 7.900€ para estudantes nacionais e 9.950€ para estudantes internacionais. O curso tem duração de dois anos.

Melhores universidades do mundo

Além deste ranking, a educação superior portuguesa tem ganhado cada vez mais relevância não só no cenário europeu, como mundial. Como corrobora o QS World University Ranking 2022, que classificou 1300 universidades ao redor do mundo.

Fazem parte deste ranking sete universidades portuguesas: Universidade do Porto, Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Coimbra, Universidade do Minho, Universidade de Aveiro e Universidade Católica Portuguesa. https://www.topuniversities.com/university-rankings/world-university-rankings/2022

 

Mestrado em Portugal

Portugal tem 173 instituições de ensino superior públicas que oferecem 1908 cursos de mestrado e 79 instituições privadas que oferecem mais 396 mestrados.

 O brasileiro interessado em fazer um mestrado em Portugal deve fazê-lo por meio do ingresso acadêmico. Saiba como ingressar no mestrado em Portugal no blog da Em Portugal Consultoria https://emportugalconsultoria.com.br/mestradoedoutorado/

Uma dúvida recorrente em relação a cursar o mestrado em Portugal é em relação a necessidade de fazer reconhecimento de licenciatura. Essa necessidade depende da universidade onde vai se cursar o mestrado, como explica a consultora da Em Portugal neste vídeo: endereço vídeo

Acompanhe o blog da Em Portugal com muito mais dicas sobre viver e estudar em Portugal.

Se quer fazer um mestrado em Portugal entre em contato com a Em Portugal Consultoria 

VEJA TAMBÉM:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
×