fbpx

Por que faltam enfermeiros em Portugal?

A falta de enfermeiros em Portugal não é uma novidade. Tem algum tempo que tanto a Ordem dos Enfermeiros, como as entidades de classe da categoria têm denunciado esse problema. Mas por que faltam enfermeiros em Portugal?

Em primeiro lugar é preciso ressaltar que o sistema de saúde de portugal é diferente do sistema de saúde do Brasil. No Brasil os pacientes são tratados tanto por enfermeiros como pelos técnicos de enfermagem. Já em Portugal, assim como no resto da Europa, quem trata com o paciente é somente o enfermeiro.

Outra questão é que o rácio de enfermeiros por médico, aqui em Portugal é de 1.3 enfermeiros para cada médico, enquanto que no resto da Europa o rácio é de 3.5 enfermeiros para cada médico. Ou seja, embora Portugal sinta a falta de médicos,  e isso também é uma realidade divulgada pela mídia portuguesa, a falta de enfermeiros é muito maior.

Mesmo que exista uma constante formação de enfermeiros pelas universidades portuguesas, o número de enfermeiros, se comparado ao número de médicos que atuam em Portugal, é muito menor do que o restante da Europa. 

Portugal se torna assim uma excelente oportunidade para os enfermeiros brasileiros que querem ampliar sua atuação e trabalhar não só em Portugal. como na Europa.

Quer saber mais como reconhecer seu curso e atuar em sua profissão, em Portugal? Acesse nossos vídeos no you tube ou as demais redes sociais da Em Portugal Consultoria.

 

 

VEJA TAMBÉM:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
×