fbpx

Setor público ou privado, quem paga melhor o enfermeiro em Portugal?

Qual setor paga melhor ao enfermeiro, em Portugal, o público ou o privado?

Bem, se levarmos em consideração o salário de início do profissional nos dois setores, o enfermeiro que trabalha no setor público sai na frente, já que começa recebendo 1.215,93 euros, contra os 1.080,00 da média da iniciativa privada. Ambos com uma carga horária de 35 horas.

No setor privado, o enfermeiro começa ganhando um salário menor, mas os aumentos salariais são aplicados de forma diferenciada em comparação ao setor público, fazendo com que a progressão para maiores salários seja mais rápida. Também o profissional com mais experiência ou diferenciais tem possibilidade de salários maiores no setor privado. No entanto, no setor público depende dos escalonamentos programados.

Alguns sites de emprego como o indeed, por exemplo, identificam o salário médio de um enfermeiro em 1522 euros mensais. Já o site Jobted aponta para média de 1970 euros no mesmo período.

A forma de ingresso nos dois setores também se diferencia. Enquanto que no setor público o enfermeiro precisa fazer um concurso, no setor privado a seleção é feita com critérios como currículo, experiências diferenciadas, especializações e pós graduações.
É importante lembrar que os concursos em Portugal são diferentes dos realizados no Brasil. Enquanto que no Brasil, existe uma concorrência altíssima e o ingresso sempre se dá por provas, em Portugal os métodos de seleção variam desde curriculum, notas da formação, provas de conhecimento, avaliação curricular, testes psicotécnicos ou entrevistas.

Quer saber mais sobre o reconhecimento de enfermagem em Portugal? Acesse nossas redes sociais.


Fontes: Ordem dos Enfermeiros de Portugal, Sindicato Democrático dos Enfermeiros, Indeed, Jobted, Diário de Notícias

VEJA TAMBÉM:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
×