fbpx

Sobram vagas nas universidades portuguesas

Após o final da primeira fase do concurso de Acesso ao Ensino Superior em Portugal sobraram mais de 5 mil vagas para a segunda fase. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

 

Conforme o comunicado divulgado pelo Ministério foram disponibilizados 54.641 vagas para o ingresso através do exame nacional de acesso. Depois de realizada a primeira chamada sobraram 5.284 para a segunda fase. O mesmo comunicado informa que, apesar das vagas sobrantes, mais de 800 cursos preencheram todas as vagas nesta primeira fase e somente 26 licenciaturas não registraram nenhum candidato.

 

Onde estão as vagas sobrantes

A grande maioria das vagas disponíveis estão  nas engenharias nos Institutos Politécnicos, localizados no interior do país; Bragança, Guarda, Castelo Branco, Viseu e Beja.

Em ordem decrescente de número de vagas sobrantes estão: Instituto Politécnico de Viseu, com 431 vagas; Instituto Politécnico da Guarda, com 386 vagas; Instituto Politécnico Castelo Branco, com 334 vagas.

 

 

Cursos mais concorridos

 

Entre os cursos mais concorridos estão Medicina e as três escolas superiores de  Enfermagem – Coimbra, Lisboa e Porto. Os cursos de Informação e Jornalismo; Direito; Ciências Veterinárias e Serviços de Transporte também foram muito concorridos e não tiveram vagas sobrantes. 

O Instituto Universitário de Lisboa não apresenta nenhuma vaga em nenhum de seus cursos para a segunda fase. Situação semelhante à Universidade Nova de Lisboa, onde os 41 cursos foram totalmente preenchidos.

Os ingressos nacionais, como o exame nacional e os concursos para alunos internacionais foram muito concorridos este ano e poucas foram as vagas sobrantes.

Os alunos que vem do Brasil com formação superior não ingressam pelas vagas do Exame nacional Português, mas ainda assim tiveram as notas elevadas em 2022.

A Em Portugal atua no mercado de reconhecimento e ingresso nos cursos superiores na área da saúde e com a elevação das médias tem sido necessário desenvolver estratégia adequadas ao caso de cada candidato para que tenha competitividade no ingresso.

Se precisar de apoio no reconhecimento de seu curso de medicina, medicina dentária, veterinária e enfermagem, entre outros, fale conosco.

Nós podemos ajudar.

 

VEJA TAMBÉM:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
×