fbpx

Universidades trocam paciente real por simulador na prova prática de medicina

Novidade para os profissionais de medicina que vão fazer o processo de reconhecimento específico ao Mestrado Integrado em Medicina, em Portugal. Após a aprovação pelo Conselho de Escolas Médicas Portuguesas (CEMP) para a realização das provas práticas de medicina em um sistema de simulação, os médicos já começam a fazer o exame nesta nova modalidade de prova.

Agora em julho, a Universidade de Lisboa, vai fazer a prova no ambiente de simulação “Body Interact”. Esta foi a determinação de uma das Bancas da Ulisboa que resolveu aplicar a prova com tecnologia do sistema Body Interact já neste ano de 2021, conforme informado no comunicado liberado pela universidade.

Decisão Conselho

A decisão do Conselho se deu em função do Covid 19. Devido a necessidade de adotar medidas de cautela e prevenção em relação à pandemia, o CEMP definiu essa nova regra com uso de um simulador em relação à prova prática de medicina.

Mesmo que a decisão tenha sido tomada em função da pandemia, a tendência é de que essa nova modalidade de exame venha pra ficar. Acompanhe no blog da Em Portugal a íntegra da decisão do Conselho.  

Novo método

 

Essa nova forma de avaliação onde o paciente real é substituído pela máquina se mostra a tendência das avaliações. E não são apenas os cursos de medicina que começam a utilizar o sistema como método de avaliação, os cursos de enfermagem seguem o mesmo caminho.

Esta decisão do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas é novidade. No comunicado do CEMP fica claro que o exame prático a ser realizado, sempre que possível, deve ser feito em ambiente de simulação. As Universidades portuguesas já estão se preparando para essa nova realidade e muitas se mostram prontas para utilizar esse novo sistema de avaliação da prova prática.

Sobre o sistema de simulação virtual

 

O sistema a ser usado agora na prova da Ulisboa chama “Body Interact” e simula virtualmente o tratamento de um caso clínico, onde o médico fará todo o tratamento do paciente virtual.

O sistema faz toda a avaliação do trabalho do médico e as suas decisões durante o tratamento podem ocasionar melhoras ou até pioras em seu paciente virtual. Neste vídeo você acompanha os detalhes de como esse sistema funciona.

https://www.youtube.com/watch?v=TiHb0OKSYZA

Ser médico em Portugal

 

Se você quer viver e trabalhar como médico em Portugal, a Em Portugal Consultoria pode cuidar de seu processo. Este ano, as provas já foram marcadas. Para quem já deu início ao processo de reconhecimento, pode se inscrever na prova ainda em 2021. Para mais detalhes sobre as datas deste ano, acompanhe a matéria no blog  da Em Portugal Consultoria https://emportugalconsultoria.com.br/2021/06/28/reconhecimento-de-medicina-para-2022-com-datas-definidas/

Seguindo a tendência que teve início esse ano, os candidatos ao reconhecimento a partir de 2002 já devem se preparar para o desafio de realizar a prova prática através do simulador virtual. A tendência é que cada vez mais, as universidades adiram a esse método.

VEJA TAMBÉM:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
×