fbpx

Vai faltar enfermeiros em Portugal

Portugal vai sofrer com a falta de enfermeiros. O alerta foi dado pelo Sindicato dos Enfermeiros de Portugal. Com o envelhecimento da população portuguesa,  a demanda por esses profissionais aumenta. Para o presidente do sindicato,  José Carlos Martins,  a continuar nesse ritmo, o Sistema Nacional de Saúde não terá enfermeiros suficientes em um curto prazo.

Os sindicatos dos enfermeiros de Portugal, que representam a categoria, defenderam que sejam tomadas medidas para reter esses profissionais no Serviço Nacional de Saúde. E reiteram o alerta para a falta de enfermeiros para atender à população, principlamente is idosos, no país caso não sejam adotadas medidas em um futuro próximo. Portugal tem mais de 3,5 milhões de pessoas com mais de 65 anos.

O Minstério da Saúde afirma que há um claro aumento do efetivo dos profissionais nos últimos anos. No entanto, o líder sindical, José Carlos Martins, ressalta que as estatísticas do Ministério da  Saúde não levam em consideração o perfil epidemiológico dos cidadãos que mostram, claramente, o envelhecimento desta população e o aumento da necessidade de cuidados que esta parcela dos cidadãos exige por parte dos enfermeiros.

 

 

Fonte: Saudemais.tv

 

 

VEJA TAMBÉM:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
×