fbpx

Saiba tudo sobre ser médico angiologista em Portugal

O médico angiologista é especializado na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam as artérias, veias ou vasos linfáticos.  Várias são as doenças vasculares podem por em risco a vida das pessoas, ou ainda influenciar negativamente o bem-estar ao provocar dores crônicas, ou ainda debilitar a pessoa fisicamente. Quando necessário o tratamento de um médico angiologista pode ser seguido pela indicação de uma cirurgia vascular. 

Muitas vezes, o médico angiologista é procurado para o tratamento de varizes (veias dilatadas que prejudicam a circulação). Mas os profissionais desta área também tratam doenças como a aterosclerose, aneurisma arterial, trombose venenosa profunda e insuficiência vascular cerebral. https://coris.med.br/o-que-um-medico-angiologista-faz/

Passo a passo para ser Angiologista e cirurgião vascular em Portugal

O primeiro passo para construir este caminho é cursar os seis anos do primeiro ciclo do Mestrado Integrado em Medicina. O curso é oferecido por 8 universidades portuguesas, a formação inclui o ensino teórico e prático do futuro médico.

Na formação realizada em Portugal, nos três primeiros anos, o estudante é introduzido aos conteúdos teóricos das ciências biomédicas. Em seguida, nos 4º e 5º anos, ocorre a prática clínica e cirúrgica, com estágios de um semestre cada. O sexto e último ano é passado em Hospital ou Centro de Saúde, com um trabalho final, no formato de uma tese, que ao ser defendida com aprovação o estudante passa a ser mestre em Medicina.

Para cursar medicina, caso o estudante seja brasileiro, sem nacionalidade de qualquer país europeu, precisará residir legalmente em Portugal há pelo menos dois anos, sem interrupção, ou ter adquirido o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres entre os brasileiros e os Portugueses.

A formação em medicina pode ocorrer em qualquer uma das faculdades de medicina que realizam o mestrado integrado:

  • Escola de Medicina da Universidade do Minho (EMUM)
  • Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)
  • Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – Universidade do Porto (ICBAS)
  • Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC)
  • Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI)
  • Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL)
  • Faculdade de Ciências Médicas | Nova Medical School – Universidade Nova de Lisboa (FCM|NMS)
  • Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve (DCBM-UAlg)

Além destas oito, ainda existe a possibilidade de ingressar no Mestrado Integrado na Universidade dos Açores e continuar o curso na Universidade de Coimbra, ou na Universidade Madeira e continuar os estudos em Lisboa. 

No caso da Faculdade de Medicina da Universidade do Algarve o ingresso no Mestrado Integrado em Medicina é feto por titulares de uma licenciatura, que pode ser nas áreas de ciências da natureza, ciências da saúde ou ciências exatas.

O profissional brasileiro pode exercer essa função em Portugal, mesmo que tenha feito seus estudos no estrangeiro. Saiba como é possível com as dicas da Em Portugal Consultoria.

No caso de ser um profissional com formação extracomunitária, realizada em qualquer país fora da Europa, deverá fazer o reconhecimento acadêmico. Veja aqui como fazer o reconhecimento em medicina.

Após a formação ou reconhecimento, o profissional precisará fazer o registro na Ordem e prestar a Prova Nacional de acesso e ser aprovado para ingressar na especialidade de angiologia e cirurgia vascular.  E é a Prova Nacional de Acesso que vai  determinar a entrada na especialidade como explicado abaixo.

Prova Nacional de Acesso

A Prova Nacional de Acesso (PNA) vai determinar, de acordo com as notas da licenciatura e da prova, a classificação de cada profissional para a escolha da especialidade. A prova do PNA foi alterada em 2018, e veio substituir o exame Harrison, que durante 40 anos foi a forma de ingresso nas especialidades médicas.

A PNA é formada por um conjunto de conteúdos e questões que visa avaliar os conhecimentos e a capacidade de raciocínio clínico. A prova é realizada durante o mês de novembro de cada ano.

A escolha da especialidade pelos futuros médicos está diretamente ligada ao aproveitamento da Prova Nacional de Acesso. Por isso, os melhores alunos têm a oportunidade de escolher primeiro.

Assim, o médico que fez a Prova Nacional de Acesso e obteve aproveitamento suficiente poderá escolher a sua especialidade, no fim do ano comum seguirá para a especialidade em que se inscreveu e foi classificado.

 

 

 

 A especialidade

 

A especialidade em Angiologia e Cirurgia Vascular tem duração de 72 meses (6 anos), sendo obrigatoriamente antecedida por uma formação genérica transversal a todas as especialidades, designada por Formação Geral ou Ano Comum.

A especialização é constituída por quatro estágios obrigatórios: cirurgia geral, cuidados intensivos, cirurgia cardiotorácica e cirurgia vascular. Sendo que o estágio em cirurgia vascular é o mais longo, com duração de 53 a 56 meses.

 Órgãos de Classe

 O angiologista e cirurgião vascular contam com três entidades representativas. A Ordem dos Médicos é a instituição que agrega todos os médicos portugueses e tem como objetivo prezar pela excelência ética e pelo avanço científico na prática da medicina em Portugal.

Os profissionais contam ainda com o Colégio de Especialidade de Angiologia e Cirurgia Vascular – órgão profissional da Ordem dos Médicos, de associação obrigatória, no sentido de valorizar a profissão, comunidade e as relações científicas e profissionais. E, por último, a Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV) , que realiza eventos e campanhas de sensibilização e valorização do profissional.

Consultorias

Para fazer o reconhecimento de medicina e da especialidade você pode entrar em contato com a Em Portugal Consultoria. Para tirar suas dúvidas, agenda uma consultoria, no endereço https://emportugalconsultoria.com.br/reconhecimentomedicina/

A conversa com profissionais especializados pode ser a diferença entre o fracasso e sucesso de seu projeto.

Agende a consultoria gratuita na área de contatos do site www.emportugalconsultoria.com.br e venha  verificar como podemos lhe ajudar.

Muitos profissionais da área da saúde já recorreram à Em Portugal Consultoria para realizar os seus processos de reconhecimento do curso de medicina  e a especialidade médica .  Veja aqui alguns depoimentos desses profissionais.

 

VEJA TAMBÉM:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
×