fbpx

COMO ESTUDAR MEDICINA EM PORTUGAL

Se você é brasileiro e quer estudar medicina em Portugal, saiba que é possível, mas tem um caminho à trilhar:

O mais recente fato é que em setembro de 2021 deve iniciar o primeiro curso de medicina em uma universidade privada. A Universidade Católica Portuguesa teve o curso aprovado e segundo informações iniciais, deverá aceitar as notas do ENEM para ingresso. Os valores das propinas ainda não foram divulgados.

Mas se o seu objetivo for estudar em uma das 7 universidades públicas portuguesas, deverá inscrever-se não site da  DGES para concorrer a uma vaga, habilitando-se à uma das situações abaixo:

Ter nacionalidade Portuguesa

O Brasileiro que possuir cidadania Portuguesa ou de qualquer outro país da União Européia, poderá prestar o Exame Nacional que em 2021  deve ocorrer em junho, semelhante ao ENEM do Brasil.

Residir legalmente em Portugal a mais de 2 anos (sem interrupção)

O candidato deve possuir uma autorização de residência válida, entre outros documentos que comprovam a sua residência em Portugal a mais de 2 anos sem interrupções. 

Ter o Estatuto de Igualdade de Direito e Deveres

O estatuto foi um acordo assinado em 22 de abril de 2000,  através do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre República Portuguesas e a República Federativa Brasileira.

Obrasileiro com autorização de Residência pode solicitar o documento que lhe permitirá ter os mesmos direitos e deveres de um Português. O Estatuto é solicitado no SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Para usar o estatuto na área de educação ele deve ter sido concedido até o dia 31 de dezembro do ano anterior.

Candidatura

O candidato que tiver completado o ensino médio fora de Portugal, deverá solicitar o reconhecimento do secundário. Para isso deverá levar o Certificado de conclusão e Histórico escolar do ensino médio a uma escola secundária próxima de sua residência em Portugal.

Ao fazer o reconhecimento lhe será atribuída uma média final do secundário e esta nota, associada ao exame nacional, será a nota com que irá concorrer ao curso de medicina em uma das faculdades.

As provas de ingresso que o aluno deverá prestar para candidatar-se à  medicina dependem da Universidade.

Na Universidade da Beira do Interior, Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa e Universidade de Lisboa as disciplinas são:

  • 02 Biologia e Geologia
  • 07 Física e Química
  • 19 Matemática A

Na Universidade do Porto, Minho e Abel Salazar sâo:

  • 02 Biologia e Geologia
  • 07 Física e Química
  • 16 Matemática

As notas do curso de medicina são altas e o último classificado de 2020 tem a nota 181 de 200. Veja AQUI matéria do Jornal O publico de 2020 com os cursos/vagas e nota do classificado em 2019.

A média exigida varia de acordo com a instituição escolhida.  O cálculo da nota de ingresso é a 50% da nota do exame nacional somada a 50% da média do secundário.

Os alunos que estiverem cursando o secundário em Portugal podem fazer melhoria de notas do secundário prestando provas em datas específicas e alcançando médias mais elevadas.

É muito comum os alunos realizarem estas provas para se tornarem mais competitivos para a escolha dos cursos e universidades que desejam estudar.  Muitos fazem o que se chama aqui de Explicações, que são aulas ou cursos preparatórios para os exames nacionais.

Os alunos que vêm de outros países com o secundário já concluído não podem fazer melhorias de notas e isso pode ser determinante para o ingresso em medicina.

Caso a média do secundário não seja superior a 18 (0 a 20) ou 9 (0 à 10), dificilmente o aluno terá competitividade.

Para testar seu conhecimento e avaliar as chances de alcançar uma boa nota nas provas de ingresso, veja aqui Provas do Exame Nacional .

Para o reconhecimento do curso já realizado de medicina ou da Residência médica, fale com Em Portugal Consultoria e inscreva-se em nosso canal de Telegram para informações sobre MEDICINA NA EUROPA

 

VEJA TAMBÉM:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
×