Médico, internacionalize sua carreira e atue em 27 países!
Comece agora e avance na sua carreira internacional. Diferencie-se no mercado e destaque-se como um profissional de elite. Ganhe em euros sem sair do Brasil.
Olá, quer estudar Medicina em Portugal?
Então vamos lhe dar uma visão geral sobre as faculdades, o sistema de ingresso e as provas necessárias:
Em Portugal, os cursos de medicina estão organizados na forma de mestrados integrados de 6 anos, incluindo geralmente 3 anos iniciais de licenciatura em ciências básicas da saúde. O curso de medicina em Portugal, até 2020 era ministrado somente em instituições públicas, mas foi aprovado o início do curso na Universidade Católica Portuguesa. Será a primeira instituição privada e deve fazer o primeiro ingresso no ano 2021/22. São então 10 faculdades de medicina públicas e uma universidade privada:
Há algumas particularidades nos cursos das Universidades da Madeira, Açores e Algarve:
O curso da Universidade do Algarve apenas está disponível para acesso por detentores de licenciatura. Já nas Universidades da Madeira e dos Açores, apenas é lecionado o ciclo inicial de ciências básicas da saúde; No caso da Universidade da Madeira, os estudantes no 3.º ano prosseguem os seus estudos na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, enquanto que os estudantes da Universidade dos Açores passam, no 4.º ano, para a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
O acesso a todas as faculdades públicas, à exceção do curso na Universidade do Algarve, faz-se através do concurso nacional de acesso ao ensino superior, organizado pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES). Os estudantes são seriados de acordo com a sua nota de candidatura, que depende da ponderação entre a média final do ensino secundário e as classificações obtidas nas provas de ingresso específicas de cada faculdade. No caso das faculdades de medicina, as provas de ingresso têm um peso de 50% e são, para todas as faculdades:
A classificação mínima exigida nos exames nacionais é de 140 pontos (escala 0 a 200), mas há faculdades que exigem notas superiores, nomeadamente a FCM|NMS (150) e a FMUL e UM (160). No entanto nos últimos anos a média do último colocado em todas as universidades aproxima-se de 180 pontos.
Para calcular a nota de candidatura, soma-se a média das classificações nos três exames nacionais que são exigidos como prova de ingresso e multiplicar esse valor por 0,5 (correspondente ao peso de 50% atribuído às provas de ingresso).
Os outros 50% correspondem a média do secundário. Para calcular a média final do ensino secundário e multiplicar por 0,5, somando depois ambos os valores. São selecionados para os cursos de medicina os candidatos que tiverem uma nota de candidatura mais elevada, até se preencherem todas as vagas disponíveis.
Para os brasileiros interessados em cursar medicina em Portugal é necessário cumprir um dos pré-requisitos:
Cumprindo um dos pré-requisitos acima, deverá realizar o reconhecimento do secundário e na mesma escola solicitar a inscrição para as provas do Exame nacional.
Tendo feito os exames nacionais exigidos, poderá candidatar-se através do concurso nacional de acesso, em igualdade com qualquer estudante português.
O maior desafio para os alunos brasileiros com estatuto de igualdade ou que tenham nacionalidade de algum país europeu e tenham finalizado o secundário no Brasil é a média do secundário. Se a média for inferior a 9 (conceito 0 à 10), terá dificuldade em ser aprovado, mesmo que tenha excelente resultados nas provas do exame nacional.
Os alunos que cursam o secundário em Portugal têm a possibilidade de fazer provas de melhoria de nota do secundário, o que faz com que consigam elevar a média que será somada às notas do Exame nacional. Esta possibilidade não existe quando o aluno reconhece o secundário realizado fora de Portugal.
Para o reconhecimento do curso já realizado de medicina ou da Residência médica, fale com Em Portugal Consultoria e inscreva-se em nosso canal de Telegram para informações sobre MEDICINA NA EUROPA
VEJA TAMBÉM:
Comece agora e avance na sua carreira internacional. Diferencie-se no mercado e destaque-se como um profissional de elite. Ganhe em euros sem sair do Brasil.
Estudar medicina em Portugal pode ser uma excelente oportunidade para brasileiros que buscam uma formação de qualidade no exterior. Veja requisitos para ingresso, melhores universidades, custos, salários em Portugal.
O Instituto Piaget lança a primeira licenciatura em Medicina Tradicional Chinesa de Portugal. Este curso pioneiro, com importantes parcerias internacionais, visa formar profissionais de alta qualidade na área da MTC.
A Universidade de Aveiro (UA) celebra a aprovação de seu Mestrado Integrado em Medicina pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), após ter sua candidatura inicial recusada.
Dermatologista André Pessanha destaca vantagens após conquista da revalidação do diploma: ‘estou fechando clientes de forma mais assertiva’
Anestesiologista brasileira Vanessa Rezende Balle conta sobre a nova vida com a família em Portugal: ‘segurança e educação de qualidade para criar meu filho’