fbpx

Prova Nacional de acesso para a especialidade médica

A Prova Nacional de Acesso visa avaliar os conhecimentos e a capacidade de raciocínio clínico, situando estes critérios ao nível do corpo de conhecimentos que um médico sem Formação Médica Especializada deve deter.

A organização da PNA é da responsabilidade da ACSS Administração Central do Sistema de Saúde e a prova de 2020 foi realizada na última semana de novembro e contou com 2800 inscritos licenciados em Medicina. Foram pouco mais de 200 candidatos a mais que em 2019, quando os inscritos foram 2587.

O Despacho n.º 4412/2018, alterado pela Declaração de Retificação n.º 373/2018, divulgou o novo modelo da PNA e as respectivas matrizes de conteúdos e de referências bibliográficas. O novo modelo da Prova  foi adotado pela primeira vez em 2019. O modelo  substituiu o antigo “Harrisson” como forma de seleção para acesso à especialidade.

A PNA se tornou agora um exame recheado de casos clínicos, que privilegia  o raciocínio dos candidatos. A prova é muito mais próxima do quotidiano de um médico. A PNA tem 150 perguntas e uma duração de 240 minutos — com um intervalo pelo meio. O PNA ocorre na segunda quinzena de novembro.

Veja aqui o regulamento do  PNA 2020

A Prova do PNA e a prova de reconhecimento acadêmico para médicos licenciados no exterior está usando a mesma metodologia, então pode-se estudar pelo mesmo material preparatório.

Alguns cursos preparatórios para o PNA já desenvolveram também cursos para a preparação para médicos que farão o reconhecimento, incluindo também as duas fases seguintes, da prova prática e trabalho final.

Cursos preparatórios

Para o reconhecimento do curso já realizado de medicina ou da Residência médica, fale com Em Portugal Consultoria e inscreva-se em nosso canal de Telegram para informações sobre MEDICINA NA EUROPA

VEJA TAMBÉM:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
×